top of page
Foto do escritorBlog Patricio

Atletas de verão: especialista alerta para o perigo da pressa pelo corpo perfeito


Atletas de verão: especialista alerta para o perigo da pressa pelo corpo perfeito

Com a chegada do verão, uma quantidade crescente de pessoas se dedica, muitas vezes de forma intensa, a atividades físicas para alcançar o corpo "ideal" para a temporada. Esses "atletas de verão", como são chamados, entram em uma rotina de treinos intensos, dietas restritivas e até mesmo medicamentos, geralmente motivados pela busca por resultados rápidos para as festas de fim de ano ou pelas férias na praia. Para muitos, essa dedicação repentina ao corpo é uma prioridade que não existe durante o restante do ano, levantando preocupações sobre os riscos à saúde.


A pressão estética, amplificada pelas redes sociais e pela cultura de imediatismo, leva muitas pessoas a ignorar o princípio básico de que o cuidado com a saúde deve ser constante e não episódico. Além das dores ortopédicas, que são uma das queixas mais frequentes entre os praticantes de atividades físicas de última hora, devido a sobrecarga nas articulações, outro risco significativo está relacionado ao coração.


De acordo com o cirurgião cardiovascular da Hapvida NotreDame Intermédica, Renato Max, a prática intensa e repentina de atividades físicas pode sobrecarregar o sistema cardiovascular, principalmente em pessoas que não possuem uma avaliação médica prévia ou um acompanhamento regular da saúde. “Exercícios de alta intensidade sobrecarregam o coração e, em alguns casos, podem precipitar eventos cardíacos, como infartos ou arritmias”, afirma o médico.


Ele explica que esse risco é maior em pessoas com doenças preexistentes, como hipertensão ou histórico de problemas cardíacos, que muitas vezes não são devidamente diagnosticados ou tratados. “O ideal é que os cuidados com o corpo e a saúde não sejam sazonais, mas constantes ao longo do ano. A prática de atividades físicas deve ser incorporada de maneira progressiva à rotina, inclusive aos portadores de cardiopatias, respeitando os limites do corpo e o tipo de exercício mais adequado para cada pessoa”, destaca.


O verão pode ser a motivação para iniciar uma rotina de exercícios, ressalta Renato Max, mas é preciso lembrar que a saúde é um bem contínuo. “Cuidar do corpo não é só sobre o visual, mas, acima de tudo, sobre qualidade de vida e longevidade”, lembra o especialista. Assim, conclui o médico, o mais importante é praticar atividades físicas com responsabilidade, ouvindo o corpo e respeitando seus limites, sem se deixar levar por pressões externas que podem colocar a saúde em risco.

コメント


bottom of page