Coluna “Negócios com a Queridinha do Comércio” por Luciana Tito no Blog José Patrício
- Luciana Tito

- 19 de set.
- 4 min de leitura

Villa Dharma, associada da AMO, leva moda autoral potiguar a Milão
A Villa Dharma, marca potiguar de moda autoral com foco em sustentabilidade, arte e inovação, e associada da AMO – Associação de Moda do RN, será a única representante do estado na Semana mundial da Moda de Milão.
Selecionada em 2º lugar entre 17 marcas brasileiras, a Villa Dharma levará para a passarela peças criadas em linho puro, algodão orgânico, tingidas naturalmente e produzidas em rede colaborativa formada majoritariamente por mulheres.
Na mesma viagem, a Villa Dharma também integrará a Milano Fashion & Jewels 2025, uma feira internacional que acontece de 20 a 23 de setembro e abre as portas da empresa para o mundo.
Um marco para a moda autoral do Rio Grande do Norte no cenário global, a Villa Dharma é exemplo de potência que se deseja no estado.

E o comércio, como vai?
Dados divulgados pelo IBGE confirmam o que já se percebia nas ruas: estamos crescendo em ritmo mais lento. O PIB brasileiro avançou 2,5% no primeiro semestre de 2025, abaixo dos 3,4% do ano passado, e o varejo ampliado também perdeu força, com alta de apenas 1,7% em 12 meses até julho. Para quem vive do comércio, os números acendem um sinal de alerta: juros altos reduzem o poder de compra do consumidor e impactam diretamente nas vendas e no desempenho dos negócios, isso sem falar da inadimplência que só aqui no Rio Grade do Norte atinge mais de 80% das famílias, de acordo com dados recentes do levantamento da CNC e do Instituto Fecomércio RN .
Nos bastidores, a palavra de ordem entre empresários é cautela. Lojistas reconhecem que o consumo do dia a dia ajuda a manter as contas em ordem, mas ainda não é suficiente para impulsionar resultados mais robustos. A expectativa é que as próximas datas comerciais, o fim de ano e o pagamento do 13º tragam um respiro e ajudem a fechar 2025 com números mais positivos.

Empreendedorismo Feminino em alta
No Rio Grande do Norte já são mais de 118 mil empresas lideradas por mulheres, o que representa 42% de todos os negócios formais do estado. A liderança feminina é uma força poderosa que tem impactado pessoas e empresas, e não é à toa que temos visto com mais frequência eventos corporativos voltados para este público.
Agora em 1º de outubro, o III Fórum da Rede Mulher de valor promovido pela CDL Natal vai abordar Os bastidores de um CNPJ no Teatro Riachuelo, e colocar em pauta temas como: Gestão financeira, investimentos, times de alta performance; e segurança jurídica para empreendedoras. As inscrições para o evento podem ser feitas no site da CDL Natal, e estão praticamente esgotas, assim a Queridinha do Comércio soube essa semana.

Carnatal 2025: Música, folia e economia a mil em Natal
Carnatal já tem data marcada: 5 a 7 de dezembro, na Arena das Dunas, com o lema “Viver Sempre Mais”. A festa chega cheia de atrações que prometem agitar a cidade, como Ivete Sangalo, Claudia Leitte, Bell Marques, Léo Santana, Saulo Fernandes e a banda potiguar Grafith com o bloco 084. Entre as novidades, a concentração oficial agora se chama Cláudio Porpino e o Largo dos Reis vai estender a folia com shows e experiências extras. A pré-venda de abadás e ingressos começa nesta segunda-feira, exclusiva para clientes PicPay, com 15% de desconto.
Mas não é só diversão: com cerca de 130 mil foliões e mais de 36 horas de música, o Carnatal aquece toda a economia local, movimentando hotéis, bares, restaurantes, comércio, transporte e serviços, além de gerar empregos temporários em diversas áreas.

Prêmio Sebrae Mulher de Negócios
O Sebrae realizará mais uma edição do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, reconhecendo mulheres que se destacam pela inovação e pelo impacto social de seus negócios. Serão premiadas 05 categorias, Pequenos Negócios: Produtora Rural: Microempreendedora Individual (MEI). Ciência e Tecnologia: Negócios Internacionais. A premiação vai acontecer durante a 3ª Edição do Fórum da Rede Mulher de Valor da CDL Natal, no dia 1º de outubro.
Como jornalista que acompanha de perto o comércio e o empreendedorismo em nossa cidade, vejo esta premiação como uma grande oportunidade de dar visibilidade e reconhecer o trabalho empresárias que fazem a diferença em nossos Rio Grade do Norte.

Latam Retail Show 2025: tendências que transformam o varejo
Acompanhei de perto, mesmo que à distância, o Latam Retail Show 2025 realizado esta em São Paulo. Me chamou atenção o fato de os executivos apontarem que o futuro do varejo passa por integração entre canais físicos e digitais, inteligência artificial e experiências personalizadas para o consumidor. Entendo que esse já é o presente.
Os Futuros dos Shopping Centers. , outro painel que me chamou atenção. Durante a apresentação, os executivos Luiz Alberto Marinho (Gouvêa Malls), Vicente Avelar (Allos) e Cesar Morales (Parque Arauco) destacaram que os shoppings estão se tornando e no futuro serão hubs de experiência, integrando lojas físicas e digitais, oferecendo lazer, serviços e eventos, com uso de dados e inteligência artificial para personalizar ofertas. Sustentabilidade, propósito e conexão emocional com o consumidor são diferenciais que vão definir quais shoppings se manterão relevantes. Vejo hoje, se não todas, mais muitas dessas características citadas, sendo realizadas aqui em Natal pelo Natal Shopping.









Comentários