top of page
  • Foto do escritorBlog Patricio

Conheça a cirurgia guiada de implantes, procedimento sem cortes e com maior precisão



Os implantes sem cortes, também conhecidos como cirurgia guiada, é uma técnica cirúrgica precisa que permite a instalação de implantes dentários de forma mais exata e menos invasiva do que os métodos tradicionais. É o que explica a implantodontista da Clínica Odontologia Integrada, Letícia Reis.


A especialista conta que “nessa técnica, é possível operar em campo fechado, ‘sem descolar a gengiva’, posicionando e angulando os implantes de maneira digital e gerando um guia cirúrgico com encaixe perfeito na boca, apontando o local correto para a instalação dos implantes”. Letícia Reis ressalta que “com essa precisão, não é necessário realizar incisões para expor o osso, tornando a cirurgia mais precisa e menos invasiva”.


De acordo com a implantodontista da Odontologia Integrada, as principais vantagens dos implantes sem cortes para os pacientes incluem menos desconforto, recuperação mais curta, resultados mais precisos e menor tempo cirúrgico. “A tecnologia e a inovação têm impactado positivamente a evolução dos implantes sem cortes na odontologia, oferecendo mais conforto e segurança aos pacientes durante o procedimento. Isso é um grande diferencial”, acrescenta.


Os critérios para determinar se um paciente é um bom candidato para implantes sem cortes são os mesmos da técnica convencional, incluindo quantidade adequada de osso, boa saúde gengival e condição geral de saúde favorável. A recuperação completa após um procedimento de implantes sem cortes é geralmente mais rápida devido à natureza menos invasiva do procedimento.


Cuidados pós-operatório


Por ser um procedimento menos invasivo e sem pontos, o pós-operatório da cirurgia guiada é bem mais tranquilo e rápido, além de menos doloroso. O paciente consegue sair do consultório e seguir com sua rotina diária sem pausas. Letícia acrescenta que ainda assim é preciso tomar as medicações prescritas, preferir alimentos pastosos nas primeiras 48 horas, realizar compressas frias na região operada e seguir as orientações de higienização fornecidas pelo dentista.


“A taxa de sucesso dos implantes sem corte é alta, com cerca de 98% de sucesso em casos bem planejados e executados, dependendo do planejamento, da precisão da instalação e dos cuidados pós-cirúrgicos”, destaca Letícia Reis.


A especialista da Odontologia Integrada reforça que “para aqueles considerando receber implantes sem corte, é importante buscar um profissional qualificado e seguir todas as orientações para garantir o sucesso do procedimento”.


O futuro dos implantes sem cortes na odontologia é considerado promissor, com avanços significativos em materiais e técnicas cirúrgicas. Pesquisas em engenharia de tecidos e bioimpressão estão em andamento, o que pode levar a novas abordagens na criação de estruturas dentárias.

0 comentário

Comments


bottom of page