Renato Cariani enfrenta investigação da PF por envolvimento com tráfico de drogas/ Reprodução: Instagram
Nesta terça-feira (12), a Polícia Federal realiza a Operação Hinsberg, visando desarticular uma organização criminosa associada ao influenciador fitness Renato Cariani. O foco é o desvio de produtos químicos para a produção de drogas, com mandados de busca e apreensão cumpridos na indústria química Anidrol, na Grande São Paulo, onde Cariani é sócio.
A ação conta com o apoio do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) do Ministério Público de São Paulo (MPSP) e da Receita Federal. Mais de 70 policiais federais participam, executando 18 mandados em São Paulo, Paraná e Minas Gerais.
As investigações apontam para um esquema que envolve emissão fraudulenta de notas fiscais por empresas licenciadas para vender produtos químicos em São Paulo, utilizando "laranjas" para depósitos em espécie, com a participação de vítimas que foram apresentadas como compradoras, mas, na verdade, foram utilizadas no esquema.
Ao todo, foram encontradas 60 transações vinculadas às ações desse grupo, totalizando aproximadamente, 12 toneladas de produtos químicos como fenacetina, acetona, éter etílico, ácido clorídrico, manitol e acetato de etila, o que corresponde à mais de 19 toneladas de cocaína e crack prontas para consumo, de acordo com a PF.
"As pessoas relacionadas aos fatos investigados responderão, cada qual dentro da sua esfera de responsabilidade, pelos crimes de tráfico equiparado, associação para fins de tráfico, bem como pelo crime de lavagem de dinheiro. As penas cominadas podem ultrapassar 35 anos de reclusão", afirmou a corporação em nota.
Nas redes sociais, Renato se pronunciou sobre o caso e afirmou ter sido pego de surpresa e que quando tiver acesso ao processo irá explicar mais sobre a investigação para os seguidores.
Comments