O presidente Lula está lúcido e orientado, de acordo com o boletim médico divulgado na manhã desta sexta-feira (13) pelo Hospital Sírio Libanês. Ele se alimentou normalmente e caminhou pelos corredores do hospital, onde segue internado, mas agora sob cuidados semi-intensivos. A mudança no nível de monitorização já havia sido prevista pelos médicos, que informaram na quinta-feira (12) que os parâmetros de saúde de Lula seriam monitorados de forma menos intensiva, mas ele permaneceria no mesmo quarto do hospital.
A infectologista Ana Helena Germoglio explicou que a diferença entre os cuidados intensivos e semi-intensivos é a monitorização contínua dos sinais vitais, que inclui dispositivos usados para medir a saúde do paciente, como os que aparecem nos gráficos de monitores. No caso de Lula, o acompanhamento contínuo foi reduzido, mas ele ainda está sendo monitorado, e sua recuperação segue dentro do esperado. A mudança no tipo de cuidado não implica em transferência para outra unidade do hospital.
Lula, de 79 anos, passou por uma cirurgia de emergência na madrugada de terça-feira (10) para drenar um hematoma cerebral, resultado de uma queda no banheiro de sua residência, ocorrida em outubro. Na quinta-feira, ele fez um novo procedimento para prevenir o risco de um novo sangramento. O dreno intracraniano instalado após a cirurgia anterior foi retirado no fim do dia, e a equipe médica considera que a chance de o hematoma se refazer é baixa.
A previsão é que o presidente receba alta no início da próxima semana, entre segunda e terça-feira. De acordo com os médicos, o exame neurológico de Lula está normal e não há sinais de sequelas. A recomendação é de repouso relativo, evitando esforço físico e estresse emocional, para garantir a plena recuperação.
Fonte: G1
Comments