A busca por uma educação mais consciente e eficaz fez surgir uma iniciativa inovadora na Maple Bear Natal: é a Escola de Pais, um curso de formação que oferece ferramentas e conhecimentos para uma nova abordagem na criação dos filhos.
A escola conclui, nesta semana, a primeira turma - os grupos são pequenos para facilitar a interação e o aprendizado. São realizados quatro encontros, totalizando mais de 12 horas de formação, onde os temas são abordados de forma progressiva e incluem assuntos como neurociência, educação emocional, comunicação não-violenta e outras ferramentas para uma educação mais consciente. A participação é gratuita para todos os pais da escola, mas com vagas limitadas a cada turma.
“Estamos numa fase da vida de transição. Muitos pais não querem mais ser autoritários, como no passado, porque eles já entenderam qual é o prejuízo disso e também não querem educar seus filhos sem limites. E a gente já entendeu, até por conta da neurociência, que a gente precisa de conhecimento. Então, o que os pais estão vindo pegar aqui é esse conhecimento para educar os filhos com crenças muito mais libertadoras do que crenças limitantes”, explicou a diretora da Maple Bear Natal, Mona Lisa Dantas, que ministra a formação e é certificada em educação parental.
Pedro Costa é pai de Oliver, de 5 anos, e foi um dos participantes da primeira turma da Escola de Pais, que se formou nas últimas semanas. Ele disse que a iniciativa trouxe novos conceitos de educação positiva que vão fortalecer a relação dele com os filhos. Ele também é pai de Julia, de 19 anos. Para ele, a formação também permite criar uma sintonia maior com a escola, auxiliando na melhor compreensão do método e numa maior interação entre a escola e os pais.
“Durante o curso recebi algumas orientações como comunicação positiva e não-violenta, disciplina, desenvolvimento emocional, entre outras ferramentas, que vão me ajudar a adotar práticas que favoreçam o bem-estar e o aprendizado das nossas crianças para, no futuro, garantir um pouco de maturidade, com mais confiança e inteligência emocional”, resumiu.
“Os pais têm descoberto um mundo novo, têm descoberto, principalmente, que para educar filhos a gente precisa de autoconhecimento. Precisa de um encontro com a gente mesmo para poder ter um encontro com o filho”, destaca Monalisa. “A escola vai ganhar quando os pais estiverem engajados nesse propósito. Conscientes de si, mais conscientes do filho, da educação que a gente está entregando e mais conscientes do futuro que a gente está proporcionando para o mundo. Os pais são parte importante no processo educacional da escola”, concluiu a diretora.
Comments