Mutirão de vasectomia e postectomia no Huol beneficia pacientes do SUS
- Redação
- 26 de mai.
- 1 min de leitura
Huol realiza mutirão de vasectomia e postectomia com apoio da Ebserh

O mutirão de vasectomia e postectomia no Huol está sendo realizado entre os dias 24 e 28 de maio pelo Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol-UFRN), da Rede Ebserh. A ação beneficiará 11 pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo oito submetidos à vasectomia e três à postectomia.
A iniciativa faz parte do programa Ebserh em Ação, promovido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) com o apoio do Ministério da Saúde. O objetivo é reduzir as filas de espera por cirurgias eletivas em hospitais universitários federais, promovendo mais agilidade nos atendimentos.
Segundo o urologista Christophe Bezerra Anselmo, a vasectomia é um método contraceptivo definitivo, eficaz e de rápida recuperação. Já a postectomia, ou circuncisão, visa remover o excesso de pele que recobre a glande, contribuindo para a higiene íntima e prevenindo infecções e doenças como fimose, ISTs e câncer peniano.
Cerca de 20 profissionais estão envolvidos no mutirão de vasectomia e postectomia no Huol, incluindo médicos, enfermeiros e técnicos. Além de atender cirurgias de alta complexidade, o hospital também atua em procedimentos de menor porte, mas com alta demanda, fortalecendo a rede de saúde pública.
Desde 2013, o Huol-UFRN integra a Rede Ebserh, que atualmente administra 45 hospitais universitários federais. Vinculada ao MEC, a rede apoia o ensino, a pesquisa e a assistência no SUS por meio de uma gestão hospitalar de excelência.









Comentários