Liga Contra o Câncer inicia construção de centro oncológico em Assú com foco em diagnóstico precoce
- Redação
- há 40 minutos
- 2 min de leitura
Nova unidade será a primeira da Liga na região Oeste e contará com ambulatório, quimioterapia e diagnóstico por imagem; obra é orçada em R$ 5,5 milhões
A Liga Contra o Câncer dá início a uma nova fase de sua expansão no Rio Grande do Norte com o lançamento oficial das obras do Centro de Diagnóstico do Vale do Assú, marcado para esta sexta-feira (12), às 10h, na cidade de Assú. A nova unidade será a primeira da instituição na região Oeste potiguar e representa um importante avanço no processo de interiorização dos serviços oncológicos.

Com localização no bairro Janduís, em um terreno de 4.520 m², doado por um empresário e outorgado pela Prefeitura Municipal, a unidade vai oferecer serviços ambulatoriais, consultórios médicos, exames de imagem e quimioterapia, ampliando o acesso da população local ao diagnóstico e tratamento do câncer.
A solenidade de lançamento contará com visita ao terreno onde será construída a unidade, localizado na rua Carolina Vanderley, no Loteamento Belo Monte 2. Em seguida, será realizada uma apresentação do projeto na Câmara Municipal de Assú, com a presença da diretoria da Liga, profissionais da saúde, lideranças regionais e representantes dos municípios beneficiados.
Orçado em R$ 5,5 milhões, o projeto está sendo financiado com recursos provenientes de uma emenda de bancada, indicada pelo deputado federal Sargento Gonçalves, que tem apoiado institucionalmente a expansão da Liga para o interior do estado.
Para o superintendente da instituição, Roberto Sales, o novo centro representa um passo crucial para levar o atendimento oncológico especializado a regiões onde o acesso ainda é limitado. “O Centro de Diagnóstico do Vale do Assú consolida, cada vez mais, o plano de interiorização da Liga, iniciado há quase 20 anos. Isso garante que estaremos mais próximos dos pacientes que precisam dos serviços da Liga e sempre na busca do diagnóstico precoce, ampliando, assim, as chances de cura dos nossos pacientes”, afirma.
A expectativa é que a nova unidade atenda não apenas moradores de Assú, mas também pacientes de cidades vizinhas, desafogando os centros de referência em Natal e diminuindo a distância entre o diagnóstico e o início do tratamento.
A Liga Contra o Câncer é uma das mais respeitadas instituições oncológicas do Nordeste e atualmente conta com três unidades hospitalares e duas assistenciais em funcionamento. Ainda em 2025, a entidade deve inaugurar mais um importante equipamento de saúde: a Unidade de Oncologia Pediátrica em Natal, que terá também estrutura para Transplante de Medula Óssea, ampliando o atendimento a crianças e adolescentes com câncer.
Com a construção do centro em Assú, a Liga reafirma seu compromisso com o cuidado humanizado e com o fortalecimento da rede de combate ao câncer no interior do Rio Grande do Norte.