Coluna "Mente em Pauta" por Jarlene Márika no Blog José Patrício
- Jarlene Márika
- 10 de fev.
- 1 min de leitura

Desde cedo, somos cercados por expectativas. A sociedade, a família e até nós mesmos criamos padrões sobre como devemos ser, agir e conquistar. O problema surge quando essas expectativas se tornam um fardo, gerando ansiedade, frustração e um sentimento de insuficiência.
O desejo de corresponder a essas projeções pode nos afastar de quem realmente somos. Muitas vezes, nos esforçamos para atender às demandas externas sem questionar se essas são, de fato, as nossas próprias vontades. Esse processo pode levar ao esgotamento emocional e à perda da autenticidade.
Mas como lidar com isso? O primeiro passo é reconhecer quais expectativas são realmente importantes para você. Pergunte-se: estou buscando isso por mim ou pelos outros? Reavaliar e ajustar seus objetivos pode aliviar a pressão e trazer mais leveza ao seu caminho.
Aceitar que não podemos agradar a todos é libertador. Cada um tem sua própria trajetória e tempo para conquistar o que deseja. Respeite seu ritmo, valorize suas conquistas e lembre-se: a vida não é sobre corresponder às expectativas alheias, mas sobre viver de forma autêntica e significativa.
Que tal refletir hoje sobre quais expectativas você pode deixar para trás? A liberdade emocional pode estar mais perto do que imagina.
Instagram: @jarlenemarika - @despertamulherpotiguar









Quanto mais cedo a gente cria essa consciência é melhor pra nós.