top of page

Coluna "Mente em Pauta" por Jarlene Márika no Blog José Patrício

  • Foto do escritor: Jarlene Márika
    Jarlene Márika
  • 17 de fev.
  • 1 min de leitura

Coluna “Mente em Pauta”, por Jarlene Márika, no Blog José Patrício desta segunda-feira (17), com o tema: “A Importância de Cultivar a Autocompaixão”.
Tema da Semana: A Importância de Cultivar a Autocompaixão

Muitas vezes, somos nossos piores críticos. Exigimos perfeição, cobramos resultados imediatos e nos julgamos por cada erro cometido. Esse ciclo de autocrítica severa pode gerar ansiedade, baixa autoestima e até desmotivação. Mas e se, em vez disso, aprendêssemos a nos tratar com a mesma gentileza que oferecemos aos outros?


A autocompaixão não é sinônimo de autoindulgência ou de conformismo. Pelo contrário, ela nos permite reconhecer nossas falhas sem nos definirmos por elas. Significa entender que errar é humano e que nosso valor não está condicionado à perfeição.


Para cultivar a autocompaixão, comece por observar seu diálogo interno. Quando cometer um erro, evite frases como "eu sou um fracasso" e substitua por "eu errei, mas posso aprender com isso". Pequenas mudanças na forma como falamos conosco mesmos fazem grande diferença em nossa saúde emocional.


Lembre-se de que você merece a mesma empatia e compreensão que oferece aos outros. A vida não deve ser um campo de batalhas internas, mas um espaço para crescimento e aprendizado. Que tal praticar um pouco mais de gentileza consigo mesmo hoje?


Coluna "Mente em Pauta" por Jarlene Márika no Blog José Patrício

1 comentário


Mônica Santos
Mônica Santos
18 de fev.

Grandiosa reflexão. A auto compaixão pode não ter vindo de fábrica em nossa programação, mas podemos (e devemos) exercita-lá diariamente. Obrigada por nos trazer clareza com seu trabalho.

Curtir
bottom of page