top of page

Com articulação de Francisco do PT, Assembleia aprova PCCR da Educação e garante valorização dos servidores

  • Foto do escritor: Redação
    Redação
  • 19 de set.
  • 2 min de leitura

Projeto de Lei nº 16/2025 valoriza servidores administrativos da Educação, garante progressão de carreira e será opcional para os contemplados


Projeto foi construído com diálogo entre Governo do RN, SINTE-RN e parlamentares. | Foto: Divulgação/ALRN
Projeto foi construído com diálogo entre Governo do RN, SINTE-RN e parlamentares. | Foto: Divulgação/ALRN

A Assembleia Legislativa do RN aprovou, nesta semana, o Projeto de Lei nº 16/2025, que institui o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) dos funcionários da Educação. O novo marco legal corrige uma espera de mais de uma década dos servidores administrativos da área, que até então estavam vinculados a uma legislação que não contemplava suas especificidades.


Líder do Governo na Casa, o deputado estadual Francisco do PT comemorou a aprovação e destacou a importância da medida para a valorização da categoria. Ele ainda destacou a sensibilidade da governadora Fátima Bezerra (PT) em encaminhar o projeto.


“A aprovação do PCCR representa um marco para os funcionários e funcionárias da Educação, que aguardavam há mais de uma década por um instrumento capaz de assegurar valorização profissional e reconhecimento de suas funções”, afirmou.


Entre em nosso canal do Whatsapp e fique bem informado


O novo PCCR estabelece regras para ingresso, progressão funcional, mérito e formação continuada, além de garantir a aplicação do plano também para aposentados com direito à paridade.


As categorias contempladas incluem servidores efetivos da Secretaria de Estado da Educação, auxiliares de serviços gerais, técnicos especializados, técnicos de nível superior e outros cargos vinculados à pasta. A adesão será opcional.


Construção coletiva


A elaboração do projeto envolveu articulação entre o Governo do RN, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação (SINTE-RN) e a Assembleia Legislativa. Francisco foi um dos principais intermediadores das negociações, garantindo consenso e aprovação da proposta.


Com a sanção do PCCR, os servidores administrativos da Educação do RN passam a ter um plano de carreira próprio, com regras mais claras e oportunidades de valorização profissional, fortalecendo a política educacional do Estado.






Comentários


bottom of page