top of page

CVV Natal abre curso gratuito para novos voluntários no Setembro Amarelo 2025

  • Foto do escritor: Redação
    Redação
  • há 4 horas
  • 2 min de leitura

Capacitação terá 13 encontros presenciais e busca ampliar apoio emocional e prevenção ao suicídio


O Centro de Valorização da Vida (CVV) de Natal está com inscrições abertas para o curso gratuito de seleção e capacitação de novos voluntários. A formação começa no dia 13 de setembro e integra as ações do Setembro Amarelo 2025, campanha nacional de prevenção ao suicídio que este ano traz o tema “Conversar pode mudar vidas”.


CVV Natal abre curso gratuito para novos voluntários no Setembro Amarelo 2025

Com 13 aulas presenciais na Universidade Potiguar (UnP), em Lagoa Nova, os participantes receberão conteúdos sobre escuta empática, acolhimento, sigilo e valorização da vida. O objetivo é habilitar pessoas dispostas a oferecer apoio emocional e atuar diretamente na prevenção ao suicídio.


Requisitos para participação

  • Ter 18 anos ou mais;

  • Disponibilidade de 4 horas semanais para atendimento;

  • Participar de reuniões mensais;

  • Comparecer às capacitações anuais promovidas pelo CVV.


As inscrições devem ser feitas pelo site: www.cvv.org.br/seja-voluntario.


Setembro Amarelo 2025

Em sua 11ª edição, o Setembro Amarelo reforça a importância do diálogo como ferramenta de prevenção. Para a voluntária Eliane Soares, o lema deste ano resume a essência da campanha: “Falar alivia. Ouvir acolhe. E, muitas vezes, uma simples conversa pode ser o ponto de virada na vida de alguém.”


O ponto alto da mobilização acontece em 10 de setembro, Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Ao longo do mês, eventos em todo o país reforçam a mensagem da valorização da vida e o fortalecimento das redes de apoio.


Atuação do CVV

Com 43 anos de presença em Natal, o CVV realiza milhões de atendimentos gratuitos todos os anos em todo o Brasil. Só em 2024 foram 2,7 milhões de atendimentos, prestados por cerca de 3 mil voluntários em todo o país.


O serviço funciona 24 horas por dia, gratuitamente, pelo telefone 188, além de chat, e-mail e no site www.cvv.org.br.

bottom of page