top of page

Distribuição gratuita de cordão de girassóis pelo SUS é aprovada pela Comissão de Direitos Humanos

  • Foto do escritor: Redação
    Redação
  • há 8 horas
  • 1 min de leitura

Projeto de lei propõe distribuição gratuita de cordão de girassóis pelo SUS para pessoas com deficiências ocultas


Projeto de lei propõe distribuição gratuita de cordão de girassóis pelo SUS para pessoas com deficiências ocultas

A distribuição gratuita de cordão de girassóis pelo SUS deu um importante passo nesta quarta-feira (21), com a aprovação do projeto de lei na Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado. O item é utilizado para identificar pessoas com deficiências ocultas, como autismo, epilepsia e transtornos mentais, e facilita o reconhecimento em espaços públicos.


O Projeto de Lei 2.621/2023, de autoria do deputado federal Capitão Alberto Neto (PL-AM), altera o Estatuto da Pessoa com Deficiência para assegurar a oferta gratuita do cordão por meio do Sistema Único de Saúde. Atualmente, apesar de reconhecido por lei, o cordão de girassóis precisa ser adquirido de forma particular, o que restringe o acesso, principalmente entre a população mais vulnerável.


O relator da proposta na CDH, senador Plínio Valério (PSDB-AM), defendeu a medida como um avanço para garantir acessibilidade e respeito às pessoas com deficiências invisíveis. “A medida amplia o reconhecimento e o respeito aos direitos das pessoas com deficiências invisíveis, especialmente daquelas em situação de vulnerabilidade econômica”, destacou o parlamentar em seu parecer favorável.


O texto segue agora para análise na Comissão de Assuntos Sociais (CAS).

O cordão de girassóis é reconhecido internacionalmente como símbolo de identificação de deficiências ocultas e já é adotado em serviços públicos e privados no Brasil e no exterior. A implementação gratuita pelo SUS representa um avanço importante na promoção da inclusão e acessibilidade.

bottom of page