top of page

Estudantes do RN levam projeto sobre a Caatinga ao MIT, nos Estados Unidos

  • Foto do escritor: Redação
    Redação
  • 14 de mai. de 2025
  • 2 min de leitura

Estudantes do RN levam projeto sobre a Caatinga ao MIT, nos Estados Unidos

Alunas da rede pública de Pau dos Ferros representarão o Brasil em missão científica na maior universidade de tecnologia do mundo


Duas alunas da rede pública estadual do Rio Grande do Norte estão prestes a viver uma experiência única e transformadora. Anna Luiza Queiroz e Anne Letícia Pinheiro, da Escola Estadual de Tempo Integral Dr. José Fernandes de Melo, em Pau dos Ferros, foram selecionadas para apresentar um projeto científico no prestigiado Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos, em junho deste ano.


Projeto sustentável valoriza o bioma da Caatinga

As estudantes integram a equipe Redescobrindo a Caatinga, que desenvolveu um rover sustentável — um pequeno veículo robótico criado com materiais reaproveitados, adaptado ao solo e ao clima do semiárido nordestino. O objetivo é valorizar o bioma da Caatinga e propor soluções tecnológicas inovadoras a partir dos desafios ambientais da região.

O projeto foi desenvolvido dentro da escola e se destacou em diferentes etapas da RoverXpedição Caatinga, sob a orientação dos professores Jacicleuma Oliveira, Juliano Sousa e Anderson Vieira. Na fase realizada em outubro de 2024, na UFERSA de Mossoró, a equipe chamou atenção pela proposta criativa e viável.


Reconhecimento científico e experiência internacional

Em janeiro de 2025, Anna Luiza e Anne Letícia participaram de uma missão científica no Laboratório de Aplicações Científicas (LAC) da UFERSA, onde colaboraram com mentores universitários, estudantes do MIT e outros jovens finalistas do estado. A próxima etapa é a apresentação oficial do projeto no MIT, marcando o reconhecimento internacional da iniciativa potiguar.


“Conhecimento do sertão tem valor global”

Para a professora Jacicleuma Oliveira, a conquista representa muito mais do que um prêmio:


“É profundamente gratificante testemunhar que estudantes da escola pública são plenamente capazes de sonhar alto, romper barreiras e concretizar seus projetos de vida. Ver nossas alunas levarem um trabalho sobre a Caatinga ao MIT mostra que o conhecimento gerado no sertão tem valor global.”


“Vai ser uma virada de chave na minha vida”

A estudante Anna Luiza Queiroz compartilhou a emoção e o sentimento de gratidão pela jornada:

“A experiência de viajar para os Estados Unidos vai ser muito proveitosa e acredito que uma virada de chave na minha vida e na vida de Anne Letícia. A sensação que tenho é de missão cumprida. Apesar de apenas eu e Anne irmos viajar, nossa equipe foi essencial: Lara Lays, Julia Daniele e João Marcus estiveram com a gente em cada passo. E nossa orientadora, professora Jacicleuma, sempre esteve lá. Estou muito ansiosa e contando os dias!”

Comentários


bottom of page