ESTRELAS DA MÚSICA BRASILEIRA: Grupo MPB 4 faz show nesta quinta 4/12 no Festival Choro Jazz em Jericoacoara
- DIVIRTA-CE Felipe Muniz Palhano
- há 11 minutos
- 3 min de leitura
Referência incontornável da cultura nacional e parceiros históricos de Chico Buarque, o grupo vocal é o grande destaque da programação desta quinta-feira na 16ª edição do evento

A noite desta quinta-feira (4/12) em Jericoacoara será marcada pelo encontro do público com a história viva da Música Popular Brasileira. O MPB-4, conjunto que atravessa décadas encantando gerações com seus arranjos vocais elaborados e interpretações marcantes, sobe ao palco da 16ª edição do Festival Choro Jazz. O evento, um dos maiores encontros instrumentais do país, acontece na praça principal da vila, a 295 km de Fortaleza, com acesso gratuito.
Com uma trajetória emblemática, o MPB-4 carrega o compromisso de manter viva a combinação de afinação rigorosa, lirismo e um repertório que narra a própria história do Brasil. O grupo, que se eternizou na memória afetiva do país ao defender clássicos como "Roda Viva" ao lado de Chico Buarque no histórico Festival da Canção de 1967, e em parcerias em "A Banda", reafirma em suas apresentações o legado artístico que o consagrou como o mais importante conjunto vocal do país.
Em Jeri, Aquiles Rique Reis, Dalmo Medeiros e integrantes celebram a diversidade da música brasileira, prometendo um espetáculo que revisita sucessos e reafirma a vitalidade do grupo.
Noite de virtuosismo
Além do aguardado show do MPB-4, a programação desta quinta-feira reflete a excelência da curadoria do festival. A noite conta com a apresentação do Luiz Otávio Quarteto, integrado hoje pelos talentosos músicos cearenses Jorge Doudement, Miqueias dos Santos e Michael da Silva.
O palco também recebe Chico Pinheiro, guitarrista, compositor e arranjador paulista radicado em Nova York. Pinheiro é atualmente considerado um dos maiores nomes da cena jazz internacional, trazendo para o Ceará a sofisticação que o consagrou no exterior.
Um festival de dimensões nacionais
O Festival Choro Jazz segue até domingo (7/12), transformando Jericoacoara em um epicentro cultural. "É um grande encontro da música do Brasil, para chamar atenção para a diversidade, a beleza e a intensidade dessa música. É uma honra e uma alegria estarmos mais uma vez em Fortaleza e Jericoacoara", destaca Antônio Ivan Capucho, idealizador e curador do evento.
Confira a programação do fim de semana:
Sexta-feira (5/12): A partir das 20h, show do Tunico Quarteto (RJ). Às 21h30, a noite segue com o trio do aclamado pianista pernambucano Amaro Freitas e o quinteto do pianista paraibano Salomão Soares.
Sábado (6/12): Às 20h, o hit-maker Jean Garfunkel (SP) apresenta "Terra que te quero verde". Às 22h, a grandiosa cantora e compositora baiana Rosa Passos assume o palco. O encerramento da noite fica por conta do grupo feminino Tocaia (RJ), com muito forró a partir das 23h30.
Domingo (7/12): O encerramento começa às 20h com o Instrumental Picumã (RS), unindo música regional ao choro. Às 21h30, é a vez do sanfoneiro Luizinho Calixto, paraibano radicado em Fortaleza. O festival finaliza com o grupo Suraras do Tapajós, formado por mulheres indígenas de Alter do Chão (PA).
Serviço:
O 16º Festival Choro Jazz oferece oficinas de música e todos os shows têm entrada franca. O evento é apresentado pela Petrobras, com idealização e curadoria de Antônio Ivan Capucho e produção da Iracema Cultural (coordenada por Aline de Moraes).
O festival conta com apoio da Autarquia Jeri, do Conselho Comunitário, da Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara e do Governo do Estado do Ceará. O apoio institucional inclui a Secretaria da Cultura (Secult Ceará), através do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e Instituto Dragão do Mar, além da Prefeitura de Fortaleza. A realização é do Ministério da Cultura e do Governo Federal, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.





