Mana Fest 2025 celebra esporte, sustentabilidade e diversidade na Praia da Pipa
- Redação
- 28 de ago.
- 4 min de leitura
Atualizado: 3 de set.
Festival vai reunir atletas nacionais e internacionais em nove dias de competições, cultura e ações socioambientais; evento de pré-lançamento acontece em 31 de agosto, em Barra do Cunhaú

De 28 de novembro a 7 de dezembro, a paradisíaca Praia da Pipa (RN) será palco da 4ª edição do Mana Fest, um festival que vai muito além das competições: celebra o esporte, a qualidade de vida, a ancestralidade, a sustentabilidade e a cultura local em uma experiência única. Desde a sua criação em 2022, o Mana Fest vem crescendo e conquistando espaço como um dos principais festivais de esportes de praia do Brasil.
Em 2025, o evento pretende reunir 500 atletas em seis modalidades, atrações culturais e um robusto calendário de ações ambientais, consolidando-se como vitrine internacional do turismo esportivo e sustentável.
Mas antes disso, no dia 31 de agosto, o público já poderá sentir o clima do festival com o evento de pré-lançamento: o Mana Experience, que acontecerá no hotel, day use e restaurante Filho do Vento - Kite Lodge em Barra do Cunhaú, das 7h as 17h. Um dia completo de atividades, com Yoga, aulão de Altinha, Beach Tennis e Sprint de Canoa, sorteios, premiações e muito Mana! O evento é aberto ao público e para participar basta se inscrever entrando em contato pelo www.instagram.com/manafestpipa.
O espírito Mana
Mais do que um festival, o Mana Fest é um movimento coletivo de bem-estar e pertencimento. “Mana” significa força vital, energia que conecta todas as formas de vida, guiando a proposta do evento de unir esporte, natureza e comunidade.
O festival é construído a muitas mãos e tem como pilares a juventude, a sustentabilidade e a regeneração. A cada edição, deixa um legado positivo por meio de plantio de mudas nativas, reflorestamento, limpeza de praias, oficinas de salvamento aquático, oficinas educativas e formação cultural.
Esporte como protagonista
Em 2025, o Mana Fest amplia sua grade esportiva com seis modalidades que movimentam diferentes pontos da região:
• Canoa Havaiana – destaque do festival, reunindo atletas de todo o Brasil, terá provas de travessia de 25 km, velocidade (Sprint) e surf de canoa, sendo palco da etapa final do Circuito Brasileiro de Surf de Canoa.
• Lifesaving – esporte em ascensão, que estréia nos Jogos Olímpicos, com a participação da recordista mundial Thaís Xavier, referência internacional da modalidade.
• Natação – provas de travessia, boia e batismo, incentivando desde crianças, iniciantes até atletas experientes.
• Altinha – competição descontraída de futebol de praia, tradição no festival. Durante o Mana acontecerá a etapa final da Copa Golfinhos.
• Longboard e surf de pranchinha - nas ondas da Praia do Amor será realizada a etapa final da Copa Pipa Surf Club.
• Beach Tennis – modalidade em ascensão que estreia no Mana Fest com categorias masculino, feminino e mistas.
Representatividade feminina
A representatividade será a marca registrada do Mana Fest em 2025. A presença feminina ganha destaque na roda de conversa sobre empoderamento e na participação expressiva de mulheres nas competições, algumas delas já superando o número de inscritos masculinos. Nomes como Nanda Baniwa, atleta indígena e referência internacional no VAA, somam-se ao movimento de inspiração e transformação.
Internacionalização
O Mana Fest já é reconhecido além das fronteiras. Na edição de 2024, contou com atletas de 11 estados brasileiros e representantes de 8 países, com destaque para a Argentina. Em 2025, o evento se consolida como plataforma global de turismo esportivo, com transmissão ao vivo no YouTube, presença de jornalistas esportivos e cobertura de âncoras e influenciadores especializados.
Impactos socioeconômicos
Mais do que celebrar o esporte, o Mana Fest injeta energia na economia do Rio Grande do Norte. Segundo dados da Fecomércio-RN, o turista de eventos gasta em média R$ 883,85 por dia, e em geral vem acompanhado de pelo menos mais uma pessoa. Considerando que em 2024 o Mana Fest aconteceu ao longo de 6 dias, estima-se que o festival injetou na economia local cerca de R$ 3,7 milhões, considerando a arrecadação de impostos (ISS e ICMS) no período.
A expectativa para 2025 é ampliar ainda mais esse impacto, gerando empregos diretos e indiretos, movimentando setores como hotelaria, gastronomia, transporte e comércio, e contribuindo para posicionar Pipa como destino de turismo esportivo de relevância internacional.
Compromisso socioambiental
O Mana Fest reforça sua identidade como evento carbono neutro e comprometido com o futuro do planeta. Na última edição foi realizada a gestão dos resíduos, além de ações de compensação de carbono e reflorestamento em parceria com a Pipa Ambiental, Fundação Tamar e Parque Estadual da Mata da Pipa.
O cronograma socioambiental de 2025 contará com palestras educativas, oficinas de plantio de mudas, atividades de conscientização em escolas, ações de acessibilidade e limpeza de praias e lagoas.
Programação cultural
Ao longo dos nove dias, além das competições esportivas e ações ambientais, o Mana Fest terá uma agenda cultural completa:
• Cortejo com maracatu e apresentações culturais.
• Mostra de filmes e fotografia no Layback, em Pipa.
• Pocket shows gratuitos em diferentes pontos da cidade.
• Festa de encerramento com premiação dos atletas e celebração coletiva.
As inscrições serão abertas no princípio de outubro, durante a festa oficinal de lançamento do Mana Fest, em Pipa.
O Mana Fest já conta com o apoio de importantes instituições e marcas que acreditam na força do esporte e da sustentabilidade: Prefeitura Municipal de Tibau do Sul, Preserve Pipa, Pipa Ambiental, Fundação Projeto Tamar, Corpo de Bombeiros Militar do RN, Track & Field, TFSports, Layback Pipa, entre outros.
Siga o Mana Fest no Instagram: www.instagram.com/manafestpipa
Serviço – Mana Fest 2025
Onde: Praia da Pipa (RN)
Quando: 28 de novembro a 7 de dezembro de 2025
Pré-lançamento: 31 de agosto, no Filho do Vento - Kite Lodge em Barra do Cunhaú, das 7h as 17h
Inscrições: a partir de outubro, pelo site oficial
Modalidades: Canoa Havaiana, Lifesaving, Natação, Altinha, Surf e Beach Tennis
Público estimado: 5 mil pessoas, entre atletas e turistas









Comentários