top of page

MPPE realiza primeira reunião de trabalho do Núcleo de Apoio às Atividades Eleitorais

  • Foto do escritor: Redação
    Redação
  • há 18 minutos
  • 2 min de leitura
PGJ José Paulo Xavier e os coordenadores do NUEL, Ângelo de Almeida; do CAO Patrimônio Público, Hodir Guerra Leitão; e do NTI do MPPE, Luiz Guilherme Lapenda
PGJ José Paulo Xavier e os coordenadores do NUEL, Ângelo de Almeida; do CAO Patrimônio Público, Hodir Guerra Leitão; e do NTI do MPPE, Luiz Guilherme Lapenda

Reunião marcou o início das atividades do novo núcleo, criado para fortalecer a atuação do MPPE no acompanhamento dos processos eleitorais


O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) realizou, na última sexta-feira (9), no Recife, a primeira reunião de trabalho do recém-criado Núcleo de Apoio às Atividades Eleitorais (NUEL). O encontro contou com a participação do Procurador-Geral de Justiça, José Paulo Xavier, e marcou o início formal das atividades do núcleo, criado para fortalecer a atuação do MPPE durante os processos eleitorais.


Também estiveram presentes os coordenadores do NUEL, o promotor de Justiça André Ângelo de Almeida; o promotor de Justiça Hodir Guerra Leitão, do Centro de Apoio Operacional em Defesa do Patrimônio Público e do Terceiro Setor; e o promotor de Justiça Luiz Guilherme Lapenda, do Núcleo de Apoio à Gestão de Tecnologia e Inovação (NTI).

Durante a reunião, foram discutidas as diretrizes iniciais de funcionamento do NUEL e as estratégias para apoiar os membros do Ministério Público nas atividades relacionadas ao acompanhamento e à fiscalização do processo eleitoral.


Segundo o Procurador-Geral de Justiça, José Paulo Xavier, a criação do núcleo reforça o papel constitucional do Ministério Público na proteção do Estado Democrático de Direito. “A Constituição Federal outorgou ao Ministério Público a defesa do regime democrático de direito, pelo que precisamos estar atentos e preparados para o processo eleitoral que se avizinha, na medida de nossas atribuições, constituindo o NUEL importante apoio às atividades eleitorais pelos representantes do MPPE”, afirmou.


O NUEL foi instituído com o objetivo de oferecer suporte técnico, jurídico e institucional às Promotorias Eleitorais, contribuindo para a regularidade, transparência e legitimidade dos pleitos em Pernambuco.


Mais informações sobre as atividades do núcleo podem ser consultadas no site oficial do MPPE.

Comentários


bottom of page