Inclusão: Natal será sede da 2ª edição do Festival Olhares em parceria com a Clínica Reac Ativa
- Redação
- 13 de ago.
- 2 min de leitura
Durante a inauguração da Clínica Reac Ativa na segunda-feira (11), foi anunciado que Natal será a cidade sede da segunda edição do evento Festival Olhares, programado para abril de 2026. A parceria firmada na ocasião reforça o compromisso do festival em promover inclusão, diversidade e transformação social, com foco na educação e na conscientização.

O Festival Olhares nasceu a partir da vivência de Airton Bruno, pai de uma menina com síndrome de Down, e de Rosette Lopes, mãe de um menino com a mesma condição, que decidiram não olhar apenas para dentro de casa, mas ampliar os olhares para outras famílias.
Juntos, criaram um espaço de diálogo, reflexão e conexão. Ao lado de grandes amigos e parceiros, transformaram essa iniciativa em um evento inclusivo que valoriza histórias, amplia vozes, conhecimento e troca de experiências.
“O Festival Olhares nasceu de um propósito. Nasceu da vontade de levar conhecimento, mudar o olhar das pessoas e ressignificar. É muito importante que esse projeto tão bonito, criado por dois pais atípicos, eu mãe atípica e Bruno pai atípico, chegue a todo o país. Acreditamos que o olhar muda tudo”, destaca Rosette Lopes.
A primeira edição do Festival Olhares será realizada em Fortaleza/CE, nos dias 5 e 6 de dezembro de 2025, reunindo profissionais de saúde, médicos, educadores, acadêmicos e o público em geral. Com o sucesso esperado para a estreia, Natal foi escolhida para receber a segunda edição, reforçando a missão do festival de criar conexões e levar experiências para diferentes regiões do país.
“O Festival Olhares nasceu com a missão de dar visibilidade à inclusão e fazer com que a sociedade possa enxergar os portadores de deficiência com o olhar que nós, pais, familiares olhamos, com mais afeto, empatia e inclusão. Escolher Natal para a segunda edição é um passo estratégico e afetivo, pois encontramos aqui parceiros comprometidos e um público ávido por vivências transformadoras”, afirma Airton Bruno, idealizador do festival.
O Festival Olhares é voltado para a inclusão e tem como pilares principais causas como o autismo, síndrome de Down, cardiopatia congênita e doenças raras.
A Reac Ativa Clínica atua de forma pioneira no Rio Grande do Norte, trazendo uma tecnologia italiana validada cientificamente há mais de duas décadas, com resultados expressivos em casos de autismo, TDAH, depressão, ansiedade, estresse crônico, entre outros distúrbios neurológicos e comportamentais. O tratamento é não invasivo, indolor, rápido e seguro, com impactos positivos já nas primeiras sessões. Localizada no bairro do Tirol, em Natal, a clínica oferece um ambiente humanizado e atendimento individualizado para pacientes de todas as idades.
A segunda edição do Festival Olhares está prevista para abril de 2026, com atividades, feira, apresentações artísticas, rodas de conversa, exposições, oficinas e a participação de grandes nomes nacionais ligados às causas. A programação completa será divulgada em breve.
Comentários