top of page

Festival Pingo da Mei Dia entra para o calendário turístico oficial do Brasil

  • Foto do escritor: Redação
    Redação
  • 3 de set. de 2025
  • 1 min de leitura

Evento de Mossoró, que abre o ciclo junino no RN, aguarda sanção presidencial após aprovação no Senado


A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado aprovou, nesta terça-feira (2), o projeto que inclui o Festival Pingo da Mei Dia, realizado em Mossoró desde 2009, no calendário turístico oficial do Brasil. A proposta agora segue para sanção presidencial.


Festival Pingo da Mei Dia entra para o calendário turístico oficial do Brasil
Foto: Francinildo Silva / Secom PMM

O projeto foi apresentado originalmente na Câmara dos Deputados pelo ex-deputado federal Paulinho Freire (União-RN) e, no Senado, teve parecer favorável do senador Zequinha Marinho (Podemos-PA). Como a análise foi terminativa, não será necessária votação em plenário.


O Pingo da Mei Dia acontece tradicionalmente em junho e marca a abertura do ciclo junino mossoroense. Misturando trios elétricos e forró tradicional, o evento atraiu cerca de 250 mil pessoas em 2025, além de oferecer barracas de comidas típicas, movimentando a economia local e reforçando a relevância cultural da festa.


Reconhecimento estadual

No último dia 12 de agosto, o Governo do Rio Grande do Norte sancionou a Lei nº 12.392, que declarou o Pingo da Mei Dia como Patrimônio Cultural e Turístico Imaterial do RN. A medida foi assinada pela governadora Fátima Bezerra e já está em vigor.

Comentários


bottom of page