Pix automático do Banco Central será lançado nesta semana
- Redação
- 2 de jun.
- 2 min de leitura
Saiba como vai funcionar o Pix automático do Banco Central

O Pix automático do Banco Central será lançado oficialmente nesta quarta-feira, 4 de junho, durante um evento em São Paulo. A nova funcionalidade promete revolucionar os pagamentos recorrentes ao permitir que usuários autorizem cobranças automáticas em sua conta, sem necessidade de repetição da autorização.
O evento de lançamento contará com a presença do presidente do BC, Gabriel Galípolo, e outros diretores da instituição. No entanto, a funcionalidade será liberada nas instituições financeiras apenas no dia 16 de junho.
O Pix automático do Banco Central foi desenvolvido para facilitar o pagamento de contas recorrentes como luz, água, condomínio, academia, escolas e serviços de assinatura (como streaming e telefonia). O funcionamento é simples: o usuário dá uma autorização prévia no app do banco e os pagamentos são realizados automaticamente nas datas definidas.
Entre as principais características do Pix automático, estão:
Pagamentos para contas PJ, com valores fixos ou variáveis;
Opção de limitar um valor máximo por cobrança;
Cobranças agendadas de 2 a 10 dias antes do vencimento;
Tentativas de cobrança automáticas, com novas tentativas caso não haja saldo;
Possibilidade de definir a frequência dos pagamentos: semanal, mensal, trimestral, semestral ou anual;
Opção de receber notificações sobre os pagamentos e bloquear o uso de crédito pré-aprovado, como cheque especial.
Os testes para o lançamento do Pix automático começaram em 28 de fevereiro e vão até 6 de junho, avaliando conectividade entre instituições, funcionamento das APIs, experiência do usuário (UX), e ajustes técnicos. Segundo o Banco Central, os testes seguem conforme o esperado e são essenciais para garantir a qualidade do serviço na fase operacional.
Além do aspecto técnico, muitas instituições estão aproveitando o momento para se consolidar como principal canal de uso financeiro dos clientes, garantindo mais adesões ao Pix automático.











Comentários