top of page
  • Foto do escritorJosé Patrício

Primeiro transplante de rim de porco para humano é realizado nos EUA por um médico brasileiro


O procedimento ocorreu no hospital Geral de Massachusetts / Foto: Massachusetts General Hospital via X

O procedimento ocorreu no Hospital Geral de Massachusetts / Foto: Massachusetts General Hospital via X


Os médicos do Hospital Geral de Massachusetts anunciaram ter concluído com êxito o primeiro transplante mundial de um rim de porco geneticamente modificado para um ser humano vivo.


O procedimento foi liderado pelo médico brasileiro Leonardo V. Riella, diretor médico do setor de Transplante Renal do hospital em Boston e pesquisador da Universidade de Harvard. O paciente em questão é Rick Slayman, um homem de 62 anos de Weymouth, Massachusetts, que recebeu o diagnóstico de doença renal em estágio terminal.


Em uma declaração fornecida pelo hospital, Slayman, informou que faz parte do programa de transplantes há 11 anos e revelou que este não foi seu primeiro transplante renal. Em 2018, ele recebeu um rim humano após anos de convivência com diabetes e pressão alta. Entretanto, após cinco anos, esse rim apresentou sinais de falência, levando-o a retomar a diálise em 2023.


Ao ser diagnosticado com doença renal terminal no ano passado, os médicos sugeriram a Slayman a opção de um rim de porco.


“Encarei isso não apenas como uma solução para minha condição, mas também como uma chance de oferecer esperança a milhares de pessoas na mesma situação”, disse Slayman em comunicado.


Tatsuo Kawai, diretor do Centro de Tolerância Clínica ao Transplante de Legorreta e cirurgião responsável pela operação, afirmou que o órgão transplantado possuía exatamente o mesmo tamanho de um rim humano.

0 comentário
bottom of page