top of page

Governo prevê queda no preço dos combustíveis se cotação do petróleo se mantiver estável, diz ministro

  • Foto do escritor: Redação
    Redação
  • 7 de jul. de 2025
  • 2 min de leitura

Reduções feitas pela Petrobras devem chegar aos postos de gasolina; Governo promete fiscalização para garantir repasse ao consumidor final


Governo prevê queda no preço dos combustíveis se cotação do petróleo se mantiver estável, diz ministro

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou nesta segunda-feira (7) que há uma "real possibilidade" de redução nos preços da gasolina e do diesel nas próximas semanas, caso o valor do petróleo no mercado internacional continue estável. A declaração foi dada durante a cúpula do Brics, no Rio de Janeiro.


“A tensão geopolítica entre Israel e Irã nos causava apreensão, mas com a recente redução do conflito, esperamos que o cenário continue favorável. Isso permite prever um impacto positivo nos preços dos combustíveis”, disse o ministro.


Nos últimos meses, a cotação do barril do petróleo tipo Brent oscilou entre US$ 81 e US$ 86, com leve recuo no início de julho. A Petrobras já anunciou reduções no preço dos combustíveis nas refinarias, com queda média de R$ 0,20 por litro da gasolina e R$ 0,18 no diesel, o que deve ser refletido nas bombas.


Silveira reforçou que o governo federal está atuando para evitar práticas abusivas por parte de distribuidoras e postos. “O presidente Lula tem sido enfático ao cobrar que essas reduções sejam repassadas aos consumidores. O governo está fiscalizando e trabalhando para garantir justiça tarifária, com preços mais justos ao cidadão brasileiro”, afirmou.


Sustentabilidade e transição energética

Durante a cúpula do Brics, o ministro também destacou a ênfase do grupo na sustentabilidade e na articulação internacional para o financiamento da transição energética, por meio do Banco do Brics.


“A extração de minerais críticos, como o lítio e o nióbio, será essencial para essa nova economia de baixo carbono. O Brasil e outros países do Brics possuem grandes reservas desses minerais. Mas é fundamental que essas atividades estejam em equilíbrio com a legislação ambiental”, pontuou Silveira.


O encontro do Brics reuniu representantes de Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, além de países convidados, para discutir estratégias econômicas, ambientais e geopolíticas conjuntas.


Sobre o Ministério de Minas e Energia

O Ministério de Minas e Energia (MME) é o órgão do governo federal responsável por formular e implementar políticas públicas para os setores de energia elétrica, petróleo, gás natural, combustíveis, mineração e recursos minerais. Sua atuação busca promover o desenvolvimento sustentável, a segurança energética e a competitividade do Brasil.

Comentários


bottom of page