Refis Natal 2025 já soma 10 mil adesões; veja como participar até 30 de junho
- Redação
- 16 de jun.
- 2 min de leitura
Refis Natal 2025 já soma 10 mil adesões; veja como participar até 30 de junho

O Programa de Recuperação Fiscal (REFIS) 2025 da Prefeitura do Natal já contabiliza mais de 10 mil adesões desde seu lançamento, em 22 de abril. A iniciativa permite que contribuintes regularizem dívidas com o município com condições facilitadas e descontos expressivos em juros e multas. O prazo para adesão termina em 30 de junho.
A informação foi confirmada nesta segunda-feira (16) pelo secretário municipal de Finanças, Marcelo Oliveira, em entrevista ao programa Tribuna Livre. Segundo ele, a meta inicial de adesões já foi atingida e a expectativa agora é superar a marca de 15 mil participantes até o fim do mês. “Hoje, cerca de 300 pessoas estão aderindo ao programa por dia. Isso representa o dobro da média registrada nas primeiras semanas. A expectativa é positiva para esse encerramento”, destacou Marcelo.
Descontos progressivos de acordo com o número de parcelas
O REFIS Natal 2025 oferece diferentes percentuais de desconto conforme a quantidade de parcelas escolhidas pelo contribuinte:
Até 12 parcelas: 100% de desconto nos juros e 80% na multa de mora
De 13 a 24 parcelas: 100% de desconto nos juros e 70% na multa
De 25 a 36 parcelas: 100% de desconto nos juros e 60% na multa
De 37 a 48 parcelas: 100% de desconto nos juros e 50% na multa
De 49 a 60 parcelas: 100% de desconto nos juros e 40% na multa
Marcelo Oliveira também chamou atenção para as consequências da inadimplência, lembrando que débitos em aberto podem resultar em cobranças judiciais e até leilão de imóveis. “O programa permite que os contribuintes reorganizem suas finanças e incluam as parcelas no orçamento. É uma oportunidade real de evitar transtornos como execuções fiscais e perda de bens”, reforçou.
Como aderir ao Refis 2025
A adesão pode ser feita de forma simples e totalmente online, por meio do Portal Directa (www.directa.natal.rn.gov.br), com autenticação via Gov.br. Também há opções de atendimento via WhatsApp (84) 98786-1990 ou presencialmente na sede da Secretaria Municipal de Finanças, localizada na Rua Açu, 394 – Tirol.
Os pagamentos podem ser realizados por PIX, ficha de compensação em qualquer banco, ou pelos convênios com Banco do Brasil e Caixa Econômica. No caso do Banco do Brasil, há ainda a opção de pagamento direto pelo aplicativo, caixas eletrônicos ou internet banking, sem necessidade de boleto.
Pagamento com cartão de crédito é novidade
Uma das novidades desta edição do Refis é a possibilidade de quitação com cartão de crédito. Nessa modalidade, o contribuinte pode aproveitar o desconto máxim
Comentários