top of page

UNIALFA Goiânia amplia atuação internacional e fecha parcerias acadêmicas na Espanha

  • Foto do escritor: Redação
    Redação
  • há 3 dias
  • 3 min de leitura

Acordos com universidades espanholas envolvem intercâmbio, pesquisa conjunta e eventos acadêmicos


UNIALFA Goiânia amplia atuação internacional e fecha parcerias acadêmicas na Espanha
Professor José Eduardo de Miranda, diretor da Escola de Negócios, Saúde e Politécnica da UNIALFA, durante reunião na Espanha relacionada às tratativas de cooperação acadêmica.

A UNIALFA Goiânia começa 2026 com novos avanços no processo de internacionalização acadêmica. A instituição firmou e encaminhou parcerias com duas universidades da Espanha — a Universidade de Cantábria, em Santander, e a Universidade de Deusto, em Bilbao — com foco em cooperação acadêmica, mobilidade de estudantes e docentes, produção científica conjunta e realização de eventos internacionais.


As tratativas ocorreram durante uma agenda institucional cumprida por representantes da UNIALFA na Espanha, no início de dezembro. Participaram das reuniões o diretor da Escola de Negócios, Saúde e Politécnica, professor José Eduardo de Miranda, e o coordenador do Mestrado Profissional em Administração (MPA), professor Pedro Henrique de Souza.


As parcerias integram a estratégia de internacionalização da instituição e envolvem ações voltadas tanto para a graduação quanto para os programas de pós-graduação, com participação de estudantes, professores e pesquisadores dos dois países.


O convênio com a Universidade de Cantábria (UC) foi formalizado durante reunião realizada no Pavilhão do Governo, em Santander, no dia 5 de dezembro. O encontro reuniu representantes das duas instituições e definiu os principais eixos da cooperação acadêmica.


UNIALFA Goiânia amplia atuação internacional e fecha parcerias acadêmicas na Espanha
Professor José Eduardo de Miranda (à direita) participa de reunião com representantes de instituição espanhola, durante agenda internacional da UNIALFA voltada a parcerias acadêmicas.

Pela UNIALFA, participaram o professor José Eduardo de Miranda e o professor Pedro Henrique de Souza. A Universidade de Cantábria foi representada pela reitora, professora Conchi López; pelo vice-reitor de Relações Internacionais e Estratégia, professor Luis Muñoz; pelo secretário-geral, professor Julio Álvarez; e pelo diretor da área de Simplificação Administrativa, professor Diego García.


O acordo estabelece intercâmbio de estudantes, docentes e pesquisadores, além do desenvolvimento de projetos de pesquisa conjuntos, criação e oferta compartilhada de cursos e participação em seminários e eventos acadêmicos no Brasil e na Espanha.


Como resultado direto da parceria, as instituições definiram a realização da II Jornada Internacional de Produção Técnica e Científica. O evento ocorrerá nas dependências da Universidade de Cantábria, na segunda semana de novembro de 2026, e contará com a participação de professores e estudantes das duas instituições.


Parceria com a Universidade de Deusto


Em Bilbao, a UNIALFA avançou na celebração de um Convênio de Cooperação Internacional com a Universidade de Deusto. A reunião ocorreu na tarde da terça-feira, 2 de dezembro, com a participação do professor doutor Enrique Gadea Soler, catedrático da instituição espanhola.


UNIALFA Goiânia amplia atuação internacional e fecha parcerias acadêmicas na Espanha
UNIALFA

Durante o encontro, os representantes ajustaram os termos do acordo, que prevê mobilidade acadêmica, realização de eventos internacionais e coprodução técnica e científica entre docentes das duas instituições. A primeira iniciativa definida dentro dessa parceria é a elaboração de uma obra coletiva bilíngue, em português e espanhol, organizada por professores da UNIALFA e da Universidade de Deusto, com publicação prevista para este ano.


Segundo o professor José Eduardo de Miranda, o convênio amplia as possibilidades práticas para os cursos da Escola de Negócios, Saúde e Politécnica. “O convênio eleva os cursos a um patamar diferenciado, haja vista o diálogo sistêmico com as melhores práticas acadêmicas desenvolvidas no contexto europeu”, afirmou. Ele acrescentou, ainda, que a parceria permite estruturar processos de mobilidade acadêmica, com o envio de estudantes da UNIALFA para a Espanha e a recepção de alunos espanhóis no Brasil.


O professor Pedro Henrique de Souza destacou que a cooperação também impacta diretamente o Mestrado Profissional em Administração. Para ele, o acordo contribui para ampliar a visibilidade dos trabalhos desenvolvidos no programa e criar novas possibilidades de atuação acadêmica internacional para docentes e discentes.


Além da obra coletiva, outras ações já estão em articulação dentro do acordo com a Universidade de Deusto. De acordo com o professor Miranda, a expectativa é receber professores estrangeiros para atividades técnicas e científicas na UNIALFA. “Já estamos articulando a recepção de professores de fora para desenvolverem atividades técnicas e científicas aqui na UNIALFA, tanto na graduação como nos mestrados”, explicou.


Durante a mesma semana, os representantes da UNIALFA também cumpriram agenda institucional no Instituto de Estudos Cooperativos da Universidade de Deusto, na Universidade de Mondragón, em Arrasate, e voltaram à Universidade de Cantábria, ampliando o diálogo com diferentes centros acadêmicos da Espanha.


As iniciativas integram a estratégia de internacionalização da UNIALFA e ampliam a atuação acadêmica da instituição em cooperação com universidades europeias, com foco em ensino, pesquisa e intercâmbio acadêmico.

Comentários


bottom of page