top of page

URBANOCINE conclui atividades em Cuba e anuncia ações em Natal/RN

  • Foto do escritor: Redação
    Redação
  • 7 de nov.
  • 3 min de leitura
URBANOCINE conclui atividades em Cuba e anuncia ações em Natal

Projeto vai promover mostra cinematográfica, bate-papo e muita música em dois dias de programação.


URBANOCINE conclui atividades em Cuba e anuncia ações em Natal/RN, onde realizou oficinas de vídeo-cartas, musicalidades afro-latinas e fotografia documental nas cidades de San Antonio de los Baños e Havana. Agora, o projeto promove dois dias de programação na Casa da Ribeira, nos dias 13 e 14 de novembro, com mostras de cinema, bate-papos com realizadores e discotecagem do DJ Samir.


Criado em 2013, o URBANOCINE é um projeto potiguar que atua com exibições públicas, projeções em espaços não convencionais e oficinas formativas que estimulam o debate sobre questões sociais, identitárias e territoriais a partir do cinema. A iniciativa busca democratizar o acesso ao audiovisual e ampliar o diálogo entre comunidades, artistas e públicos diversos.


O idealizador do projeto, Gustavo Guedes, destaca a experiência recente em Cuba como um marco no intercâmbio latino-americano promovido pelo festival.


“Cuba é uma realidade completamente diferente do que se imagina. Lá, percebemos como o consumo de arte é elevado e como o cinema, a fotografia e a música estão integrados à vida cotidiana. Conseguimos desenvolver oficinas de vídeo-cartas com jovens da região de San Antonio de los Baños, em parceria com a Escuela internacional del cine y televisión (EicTV), o que foi uma experiência transformadora tanto para nós quanto para os participantes”, relata Guedes.


Segundo ele, as oficinas reuniram adolescentes entre 14 e 17 anos — muitos deles filhos de funcionários da própria escola — e foram ministradas em espanhol, superando barreiras linguísticas por meio da linguagem universal do cinema.

“O cinema é um idioma comum. Conseguimos trocar experiências sobre o que é ser jovem e latino-americano, e essas conexões estarão refletidas na sétima edição do URBANOCINE”, completa o idealizador.


O festival segue fortalecendo o diálogo entre o cinema potiguar e o latino-americano, construindo pontes, afetos e novas narrativas que reafirmam o papel do audiovisual como ferramenta de expressão, pertencimento e transformação social.


Programação em Natal

Em Natal, as atividades acontecem na Casa da Ribeira.

No dia 13 de novembro (quinta-feira), a programação começa das 15h às 17h com a Mostra Infantil. Às 18h, ocorre a abertura, com DJ Samir apresentando o set Latinidades no hall de entrada. Às 19h, tem início a Mostra RN, com a exibição de quatro filmes potiguares, seguida, às 20h, de um bate-papo com os realizadores potiguares, mediado por Rosy. Às 20h40, acontece a Mostra BR, com a exibição de quatro filmes nacionais.

No dia 14 de novembro (sexta-feira), a programação se repete: das 15h às 17h, a Mostra Infantil; às 18h, abertura com DJ Samir – Latinidades; às 19h, a Mostra RN, com três filmes potiguares; às 19h50, o bate-papo com os realizadores, mediado por Rosy; e às 20h20, a Mostra BR, com quatro filmes nacionais. O encerramento será animado por DJ Samir, às 21h30, no hall de entrada, seguido do encerramento oficial às 22h.


A sétima edição do Festival URBANOCINE é uma realização da Fundação José Augusto, Secretaria de Cultura do Rio Grande do Norte, Governo do Estado do RN, com recursos da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura e Governo Federal. A produção é da Ilha Deserta.

Todas as ações podem ser acompanhadas pelo perfil no Instagram (@urbanocine) e pelo site oficial do projeto: www.urbanocine.com.br.


Programação – URBANOCINE em Natal

📍 Local: Casa da Ribeira – Natal (RN)


📅 Quinta-feira, 13 de novembro

15h às 17h – Mostra Infantil

18h – Abertura com DJ Samir – set Latinidades

19h – Mostra RN (4 filmes potiguares)

20h – Bate-papo com realizadores potiguares (mediação: Rosy)

20h40 – Mostra BR (4 filmes nacionais)


📅 Sexta-feira, 14 de novembro

15h às 17h – Mostra Infantil

18h – Abertura com DJ Samir – set Latinidades

19h – Mostra RN (3 filmes potiguares)

19h50 – Bate-papo com realizadores potiguares (mediação: Rosy)

20h20 – Mostra BR (4 filmes nacionais)

21h30 – DJ Samir – Latinidades (hall de entrada)

22h – Encerramento oficial

Comentários


bottom of page