Viaduto do Baldo pode receber nome de Papa Francisco em Natal
- Redação
- há 3 horas
- 2 min de leitura

Um projeto de lei protocolado na Câmara Municipal de Natal propõe que o Viaduto do Baldo, localizado no bairro Cidade Alta, passe a se chamar Viaduto Papa Francisco. A proposta é de autoria do vereador Cleiton da Policlínica (PSDB) e foi registrada nesta segunda-feira (12).
Homenagem ao líder religioso falecido em abril
De acordo com o vereador, a iniciativa busca homenagear o pontífice, que faleceu no último dia 21 de abril, e que, durante seu papado, destacou-se pela defesa de valores como a paz, a justiça social e o respeito à dignidade humana.
Além da mudança no nome do viaduto, o projeto prevê a criação de um espaço público de convivência, como uma praça com elementos artísticos e informativos que façam alusão à vida e obra de Papa Francisco.
Transformação urbana como símbolo de inclusão
Segundo Cleiton da Policlínica, a proposta também dialoga com o processo de revitalização da área do Baldo, que antes era degradada e hoje abriga um espaço de convivência e prática esportiva. Para o parlamentar, essa mudança representa simbolicamente os ideais promovidos por Papa Francisco, como a dignidade dos marginalizados, solidariedade e inclusão social.
“O Viaduto do Baldo, antes uma área degradada, foi transformado em um espaço de convivência e esporte. Essa mudança simboliza os ideais do Papa Francisco, refletindo um compromisso com a inclusão e a melhoria da qualidade de vida”, destacou o vereador em nota oficial.
Outros projetos do parlamentar
Além da proposta de renomeação do viaduto, Cleiton da Policlínica também apresentou recentemente outros projetos voltados para a população idosa e para a saúde pública em Natal. Entre eles:
PL 325/2025: garante a presença de Profissionais de Educação Física nas Academias da Terceira Idade da capital.
PL 333/2025: autoriza idosos a marcar consultas e exames em qualquer UBS (Unidade Básica de Saúde) da cidade, facilitando o acesso à saúde.
Atualmente, os projetos estão em análise pelas comissões da Câmara Municipal, antes de seguirem para votação em plenário.
Comments