top of page

Chegada das águas do São Francisco ao Seridó é marcada pela abertura das comportas da barragem de Oiticica

  • Foto do escritor: Redação
    Redação
  • 20 de ago.
  • 1 min de leitura

A abertura das comportas da barragem de Oiticica, em Jucurutu, marcou nesta terça-feira (19) a chegada das águas da transposição do Rio São Francisco ao Seridó, no Rio Grande do Norte. O ato faz parte do Projeto de Integração do Rio São Francisco, a maior obra de infraestrutura hídrica do país.


Chegada das águas do São Francisco ao Seridó é marcada pela abertura das comportas da barragem de Oiticica
Foto: Joana Lima

A cerimônia começou às 15h em Jardim de Piranhas e foi concluída às 17h em Oiticica, com a presença do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, que representou o presidente Lula.


“Definitivamente, as águas do Rio São Francisco estão oficialmente sendo entregues ao Rio Grande do Norte, cumprindo o compromisso do presidente Lula com essa população”, declarou o ministro.


O secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Paulo Varella, destacou o simbolismo do momento. “Hoje sintetiza a luta de mais de século e meio. Ao abrir essa comporta, o Rio Grande do Norte é o último a receber a água da transposição. Nós vamos emendar as águas e unir os corações dos nordestinos”, afirmou.


Prefeitos também celebraram a conquista. O gestor de Jucurutu afirmou que a chegada da água representa solução definitiva para a população. Já o prefeito de Jardim de Piranhas, Rogério Soares, ressaltou o impacto econômico: “Agora, o pequeno agricultor pode plantar frutas e verduras e vender para as prefeituras, gerando emprego e renda para o município”.


O projeto, com 477 quilômetros de extensão em dois eixos, vai garantir segurança hídrica para 12 milhões de pessoas em 390 municípios de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.

Comentários


bottom of page