top of page

Chuva de meteoros líridas ilumina céus do Brasil até o fim de abril

  • Foto do escritor: Redação
    Redação
  • 22 de abr.
  • 1 min de leitura

Crédito: Observatório Heller & Jung
Crédito: Observatório Heller & Jung

A chuva de meteoros Líridas atinge seu auge nesta semana e poderá ser vista em todo o Brasil até o dia 30 de abril. O pico do fenômeno ocorreu entre a noite desta segunda-feira, 21, e a madrugada desta terça, 22. Com a Lua em fase minguante, o céu mais escuro favorece a observação a olho nu.


Segundo o Observatório Heller & Jung, de Taquara (RS), mesmo com umidade e neblina, foi possível registrar até 12 meteoros por hora com o auxílio de 20 câmeras. O diretor da instituição, professor Carlos Fernando Jung, destacou que os Líridas são rápidos e brilhantes.


Apesar de ser uma das chuvas menos intensas do calendário astronômico, as Líridas possuem relevância histórica. Relatada há mais de 2.700 anos pelos chineses, é considerada a chuva de meteoros mais antiga já documentada. Tem origem no cometa C/1861 G1 Thatcher, cuja próxima passagem próxima à Terra está prevista para 2276.

De acordo com Marcelo Zurita, colunista do Olhar Digital, o fenômeno é acessível a todos. “Não precisa de telescópio ou câmera. Basta olhar para o céu”, afirma.

Comentários


bottom of page