Coluna “Negócios com a Queridinha do Comércio” por Luciana Tito no Blog José Patrício | 08
- Redação
- 19 de dez. de 2025
- 2 min de leitura

Comércio amplia horário de funcionamento nos dias que antecede o Natal.
Se você ainda não fez todas as compras de Natal, vale anotar os horários especiais do comércio e se planejar. Essa é a semana mais movimentada do ano e informação ajuda e muito a evitar correria.
Domingo (21/12)
O comércio do Alecrim funciona das 8h às 15h. Já os shoppings ficam abertos até as 22h.
Dias 22 e 23 de dezembro
Os shoppings ampliam o atendimento e funcionam até as 23h.
Véspera de Natal (24/12)
Os shoppings encerram as atividades às 19h.
No comércio de rua, o Alecrim funciona até as 18h, o Centro da Cidade até as 17h e a Zona Norte até as 20h.
Os supermercados também funcionam até as 19h.
Dia 25/12
Feriado de Natal, o comércio estará fechado. Nos shoppings, apenas as praças de alimentação poderão funcionar, de forma facultativa.

Premiação no comércio
O presidente da CDL Natal, José Lucena foi agraciado com a medalha Mérito Potiguar de Desenvolvimento Empreendedor Econômico do RN. Um reconhecimento do Governo do Estado e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico pela contribuição do empresário no fortalecimento e desenvolvimento do comércio e da economia do nosso Estado.
José Lucena é presidente da CDL Natal e CEO da Comjol, rede de lojas de material de contrições com mais de 90 anos de atividades, gerando emprego e renda na capital potiguar.

Inadimplência da população não é bom para o comércio
O número de consumidores brasileiros com contas em atraso voltou a crescer e acende um alerta para o comércio. Em novembro de 2025, a inadimplência aumentou 8,93% na comparação com o mesmo período de 2024. De acordo com o Indicador de Inadimplência de Pessoas Físicas da CNDL e do SPC Brasil, na passagem de outubro para novembro, o avanço foi de 1,29%, levando o país a um recorde de 72,96 milhões de consumidores negativados
Os números são preocupantes e não é de hoje, afinal, temos visto mês a mês esse dado da inadimplência aumentando. Quais os reflexos disso? Redução de consumo, diminuição nas vendas e travamento da economia.
A danada da educação financeira faz uma falta danada na vida dos brasileiros. As escolas bem que poderiam abordar esse ponto na formação dos alunos.

Campanha de fim de ano do Boticário traz reflexão sobre as relações familiares
O Boticário mantém sua tradição de ir além da venda ao lançar, neste fim de ano, uma campanha que aborda o bullying dentro da família. Ao tratar de um tema delicado e, muitas vezes, silenciado, a marca chama atenção para comportamentos e palavras que machucam justamente no ambiente que deveria ser de acolhimento.
Tenho certeza que a campanha tocou o coração de muitas pessoas, pois apresenta uma comunicação sensível, que provoca reflexão e amplia o significado do Natal para além da troca de presentes. Do ponto de vista do varejo, a estratégia é assertiva. O Boticário entende que o consumidor busca identificação, propósito e verdade nas marcas que escolhe. Ao unir emoção, relevância social e narrativa bem construída, a campanha gera conexão, engajamento e fortalece o vínculo com o público, mostrando que é possível vender sem abrir mão de responsabilidade e empatia.











Comentários