Crise no Walfredo Gurgel: quebra de tomógrafos deixa pacientes sem exames e gera transferências para Parnamirim
- Redação
- 17 de set.
- 2 min de leitura
Unidade realiza cerca de 180 tomografias por dia, mas aparelhos estão parados desde terça (16); Sesap prevê retorno do serviço na quinta (18)

Pacientes do Hospital Walfredo Gurgel, em Natal, estão sendo transferidos para o Hospital Deoclécio Marques, em Parnamirim, devido à quebra dos dois tomógrafos da maior unidade de urgência e emergência do RN. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), os aparelhos pararam de funcionar na terça-feira (16), o que suspendeu a realização de cerca de 180 exames diários.
De acordo com a Sesap, um dos tomógrafos já estava fora de operação há pelo menos uma semana, enquanto o segundo apresentou falha nesta terça. A pasta informou que os equipamentos estão em manutenção e que a previsão é de que o serviço seja retomado até quinta-feira (18).
A paralisação gerou atrasos e preocupações. Um pai relatou que o filho, vítima de acidente de moto, precisou esperar transferência para o Deoclécio Marques para realizar a tomografia. A demora no atendimento reforçou críticas à situação da saúde pública em Natal.
Entre em nosso canal do Whatsapp e fique bem informado
Reclamações de médicos nas redes sociais
Nas redes sociais, um médico do Walfredo Gurgel afirmou que a unidade enfrenta não apenas a falta de tomografia, mas também dificuldades com maqueiros, exames laboratoriais e laparoscopia cirúrgica.
“Não sofram acidente, não tenham AVC, não tenham apendicite, não tenham úlcera péptica perfurada, não precisem da saúde pública na capital hoje”, escreveu.

A Sesap rebateu as críticas e disse que não há registro de falta de exames laboratoriais. Segundo a secretaria, as cirurgias também continuam sendo realizadas normalmente, apesar do problema nos tomógrafos.









Comentários