top of page
  • Foto do escritorJosé Patrício

Desmatamento: garimpo devastou área de 4 campos de futebol por dia em 2023, aponta Greenpeace

Garimpo devastou a floresta dentro do território Yanomami — Foto: Edmar Barros


A Greenpeace Brasil divulgou nesta segunda-feira (11), dados que apontam que o garimpo ilegal invadiu uma área equivalente a quatro campos de futebol por dia ao longo de todo o anos de 2023 nas terras indígenas Yanomami, Kayapó e Munduruku.


O levantamento foi feito por imagens de satélite do satélite Planet, observando áreas de mineração. Segundo os dados, foram abertos mais de mil hectares de áreas para garimpo nos territórios. As terras indígenas são protegidas por lei e, por isso, qualquer atividade exploratória nestas áreas considerada é ilegal.


O garimpo é uma das principais ameaças à vida indígena no país. O governo federal anunciou no início de 2023 uma ofensiva contra os garimpeiros, principalmente na Terra Yanomami, mas as áreas seguem vulneráveis.


A Amazônia concentra quase todo o território de garimpo do país. Segundo os dados do MapBiomas, até 2022, última atualização do relatório, 92% de toda a atividade estava na floresta.


Neste cenário, as terras indígenas Kayapó, Munduruku e Yanomami são os territórios indígenas com a maior concentração de garimpos.


Fonte: G1

0 comentário
bottom of page