top of page

Escrever para se expressar cada vez melhor

Foto do escritor: Camila Aranha Camila Aranha

Coluna "Expressão Eficaz" por Camila Aranha no Blog José Patrício
Coluna "Expressão Eficaz" por Camila Aranha no Blog José Patrício

Camila Aranha - Artigo de Opinião


A criança nas fotos que ilustram este texto sou eu, aos 7 anos, já com uma folha de papel na mão. Amo escrever e desenhar desde que me entendo por gente. Mas mesmo sentindo grande afinidade com a escrita, é algo que busco melhorar em mim, e grande foco do meu trabalho, seja orientando, editando ou treinando pessoas.


Há uns dois anos, eu descobri um exercício bem legal para trabalhar a escrita: as páginas matinais. Meu grande amigo filósofo André Lisboa foi quem me apresentou a prática, que tem como principal representante a escritora, jornalista e cineasta Julia Cameron. O método está no livro O Caminho do Artista, escrito por ela.


A ideia das páginas matinais é colocar no papel, escrevendo à mão, tudo que vier à mente até produzir 3 páginas de caderno, exatamente ao acordar. Nessas linhas, eu escrevo mil coisas, os sonhos da noite, meus objetivos do dia, ideias e reflexões aleatórias. E sinto que ali minha mente desbloqueia, surgem ideias, projetos, os tais insights.


Atuando em diversas áreas da comunicação (telejornalismo, assessoria de imprensa, comunicação interna e produção audiovisual), tenho clareza que é o texto a melhor ferramenta para estruturar qualquer projeto. O texto dá origem à tudo e, como uma ferramenta tão poderosa, merece atenção, dedicação, estudo e exercício.


Separei alguns outros exercícios que ajudam quando se quer melhorar a redação, inclusive, alguns óbvios, mas não poderia deixar de meditar sobre cada um deles: ler em voz alta, usar o dicionário, compartilhar seus textos e ter um caderno e uma caneta sempre por perto.


Ler em voz alta: o exercício te ajuda a fixar na memória o que se lê. E na produção do texto, permite identificar frases truncadas, repetições ou falta de fluidez. Se algo soar estranho ao ouvir, provavelmente pode ser melhorado na escrita.


Usar o dicionário: A leitura amplia o vocabulário, aprimora a gramática e inspira novas formas de estruturar ideias. Uma leitura focada de qualquer livro com apoio de um dicionário vai ampliar seu aprendizado e melhora seu texto também.


Compartilhar seus textos: Peça para outras pessoas lerem seu texto e apontarem melhorias. Muitas vezes, estamos tão acostumados ao que escrevemos que não percebemos falhas ou pontos que podem ser melhorados.


Usar caderno e caneta: como falei na abertura do texto, escrever melhora a nossa escrita e ter papel e caneta sempre a mãos vai ajudar a registrar os insights ao longo do dia. Tenha também um caderno na cabeceira da cama, as vezes, sonhamos com algo que pode render um bom projeto, mas quando não anotamos, podemos esquecer facilmente.


Aprendizado contínuo


Escrever bem é um processo contínuo de aprendizado e aprimoramento. Não há fórmula mágica, mas colocando na rotina algumas práticas, é possível tornar sua escrita mais clara e envolvente. Cada texto escrito é um passo adiante na jornada para uma expressão eficaz.


Acesse no Instagram: @camila.aranha

Comments


bottom of page