top of page

Governo do RN anuncia 30 novos leitos de UTI em Natal e Mossoró a partir do dia 22

  • Foto do escritor: Redação
    Redação
  • 14 de mai. de 2025
  • 2 min de leitura

O Governo do Rio Grande do Norte vai ampliar a oferta de leitos de UTI nas cidades de Natal e Mossoró a partir do dia 22 de maio. O anúncio foi feito pelo secretário estadual de Saúde, Alexandre Motta, nesta quarta-feira (14). Serão abertos 30 novos leitos: dez no Hospital Giselda Trigueiro (Natal), dez no Hospital da Mulher (Mossoró) e mais dez contratados junto ao Hospital Rio Grande, da rede privada.


Governo do RN anuncia 30 novos leitos de UTI em Natal e Mossoró a partir do dia 22


A medida busca aliviar a pressão sobre a rede pública de saúde, especialmente na região Oeste do estado, que atualmente registra cerca de 30 pacientes aguardando por vagas em unidades de terapia intensiva. Na região metropolitana de Natal, o número de pacientes na fila chega a aproximadamente 100.


Segundo Motta, o aumento da demanda está ligado ao crescimento dos casos de doenças respiratórias, principal causa de internações na rede pública atualmente. Dados do sistema Regula RN, atualizados no fim da manhã desta quarta, indicavam 91 pacientes aguardando por leitos de UTI, com 53 vagas disponíveis em todo o estado.


“Estamos enfrentando um momento crítico, por isso decidimos abrir esses novos leitos com urgência. A governadora Fátima Bezerra já autorizou a contratação imediata dos dez leitos na rede privada, e os demais 20 devem estar operacionais até meados da próxima semana”, afirmou o secretário.


Estrutura já existente será aproveitada

No Hospital da Mulher, a ativação da UTI será possível porque a estrutura já estava prevista no projeto original da unidade, mas ainda não tinha sido posta em funcionamento. A equipe realiza os últimos ajustes operacionais, como contratação de profissionais, aval do Corpo de Bombeiros, revisão de equipamentos como raio-x e fechamento de contrato com clínica de diálise.


“Como a estrutura física já estava pronta, vamos apenas incorporar os profissionais e concluir as etapas burocráticas e técnicas. A expectativa é que tudo esteja pronto até o dia 22”, detalhou Motta.


Já no Hospital Giselda Trigueiro, os dez leitos de UTI serão reativados após passarem por revisão estrutural, como a parte elétrica, já que estavam desativados desde o fim da pandemia. A previsão é que entrem em funcionamento também nos próximos dias.


Acidentes de moto agravam cenário em Mossoró

Além do aumento nas doenças respiratórias, Mossoró enfrenta uma alta demanda hospitalar provocada por acidentes de moto. De acordo com o secretário, a cidade apresenta um dos maiores índices desse tipo de ocorrência no estado, o que tem impacto direto nos custos e na superlotação da rede de saúde.

“É um problema multifatorial. Muitas vezes, por fatores culturais, as pessoas não usam capacete ou não percebem o risco que a moto representa quando não é utilizada com segurança”, destacou. “É preciso investir em educação, fiscalização e conscientização para reduzir esse tipo de acidente.”

Comentários


bottom of page