Terminam nesta sexta-feira (18) as inscrições para o Fies do 2º semestre de 2025
- Redação
- 18 de jul.
- 2 min de leitura
Com 44 mil vagas disponíveis, processo seletivo do financiamento estudantil federal é exclusivo para quem já fez o Enem; inscrições encerram às 23h59

As inscrições para o processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), referente ao segundo semestre de 2025, se encerram nesta sexta-feira (18), às 23h59, pelo horário de Brasília. Os interessados devem se inscrever exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. A participação é gratuita.
O Ministério da Educação (MEC) disponibiliza, neste semestre, 44.867 vagas para financiamento em instituições privadas de ensino superior com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
Requisitos para participar
Para concorrer a uma vaga no Fies, o candidato precisa:
Ter participado do Enem (a partir da edição de 2010);
Obter média mínima de 450 pontos nas cinco provas e não zerar a redação;
Não ter sido treineiro no exame;
Ter renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa (R$ 4.554 em 2025).
Fies Social
O edital também reserva 50% das vagas para o Fies Social, voltado a candidatos com inscrição ativa no Cadastro Único (CadÚnico) e renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa (R$ 759). Essa modalidade, lançada em 2024, permite financiamento de até 100% dos encargos educacionais e inclui cotas para pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.
Classificação e resultado
A seleção será feita com base nas notas do Enem, respeitando tipo de vaga, grupo de preferência e modalidade de concorrência. Terão prioridade os candidatos que ainda não tenham concluído o ensino superior nem tenham sido beneficiados por financiamentos anteriores.
O resultado da chamada única será divulgado no dia 29 de julho. Os pré-selecionados deverão complementar a inscrição de 30 de julho a 1º de agosto, pelo sistema Fies Seleção.
Quem não for chamado nesta etapa entrará automaticamente na lista de espera, com chamadas previstas de 5 de agosto a 19 de setembro.
O MEC alerta para que todos os candidatos fiquem atentos aos prazos e procedimentos do edital para não perderem a oportunidade de ocupar uma das vagas desta edição.









Comentários