Liga celebra o Dia da Pesquisa Clínica com ações de visibilidade do trabalho de pesquisadores
- Redação
- 20 de mai. de 2025
- 3 min de leitura

Para marcar o Dia Internacional da Pesquisa Clínica, celebrado nesta terça-feira (20), a Liga Contra o Câncer preparou a campanha intitulada #VemPesquisarComAGente com atividades informativas a serem realizadas ao longo do dia em cada uma das unidades da instituição. A Pesquisa Clínica é um dos setores que traz destaque internacional à Liga, proporcionando a participação direta da instituição no desenvolvimento de alternativas de tratamento do câncer. Somente em 2024, a Pesquisa Clínica realizou quase 60 mil atendimentos na instituição.
“Será uma ação de conscientização interna com palestras e diversas dinâmicas acerca da importância da Pesquisa Clínica para a oncologia e para outras especialidades às quais a Liga presta os seus serviços”, explica Patrícia Pascoto, Gerente do Centro de Pesquisa Clínica (CPC).
A ação visa incentivar os esforços dos profissionais que conduzem ensaios clínicos multicêntricos, dar visibilidade acerca deste trabalho, além de envolver outros departamentos da Liga nessa missão.
O participante no centro das atenções
Os pesquisadores compõem uma equipe multidisciplinar, especializada e altamente qualificada, focada na atenção individualizada de cada participante da pesquisa - termo correto para o paciente em um estudo clinico. Este participante fica no centro das ações, desde o preparo das documentações para apreciações éticas e das agências regulatórias até sua assistência direta. “Integrando a assistência, a ciência e a inovação, entregamos tratamentos mais eficazes e seguros”, completa a gerente.
2024: quase 60 mil atendimentos
O Centro está ligado ao Instituto de Ensino, Pesquisa e Inovação da Liga (IEPI), a maior unidade de pesquisa clínica oncológica do Norte e Nordeste “e um dos maiores do país, com larga participação em estudos internacionais”, afirma Edilmar Moura, diretor-geral do Instituto.
Somente em 2024 foram realizados no Centro 57.687 atendimentos, com a inclusão de 139 novos participantes de pesquisa e 678 pacientes atendidos pelo trabalho de 104 profissionais diretamente envolvidos com os estudos clínicos na área oncológica e em outras especialidades.
Há 19 anos o CPC oferece infraestrutura, logística e suporte tecnológico para a condução de estudos clínicos dentro de condições ideais, seguindo rigorosamente o manual de Boas Práticas Clínicas, além das diretrizes e normativas nacionais regulamentadas pelo Conselho Nacional de Saúde, pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária/Ministério da Saúde. São tratamentos inovadores, alta tecnologia e comprometimento ético com o cuidado, segurança, bem-estar dos participantes de pesquisa.
8º Congresso da Liga
Um importante evento também impulsionará a Pesquisa Clínica entre os dias 05 e 07 de junho: o 8º Congresso da Liga Contra o Câncer, a ser realizado no Centro de Convenções. O futuro da Saúde e da medicina oncológica será discutido por mais de três mil pessoas, entre pesquisadores, profissionais de saúde e de áreas correlatas, além de pacientes e instituições comprometidas com o enfrentamento ao câncer.
Serão mais de 200 palestrantes e programações simultâneas com a participação de grandes nomes nacionais. Um dos destaques será uma arena totalmente dedicada à inovação. As inscrições estão abertas no site do evento: https://congressodaliga.com.br.
Sobre o 20 de maio
Criado em 2005 pela European Clinical Research Infrastructures Network (ECRIN), a data de 20 de maio faz alusão ao dia no qual o médico britânico James Lind decidiu administrar seis diferentes substâncias em marinheiros acometidos de escorbuto para comparar resultados - o que tornou-se, provavelmente, o primeiro ensaio clínico da história, no ano de 1747.











Comentários