top of page
  • Foto do escritorJosé Patrício

Maior cajueiro do mundo completa 135 anos e tem entrada gratuita nesta quarta (20) no RN


Aniversário do Maior cajueiro do mundo, em Pirangi, tem programação cultural das 8h ás 16h/ Reprodução: g1

Aniversário do Maior cajueiro do mundo, em Pirangi, tem programação cultural das 8h ás 16h/ Reprodução: g1



O Cajueiro de Pirangi, reconhecido como o maior cajueiro do mundo, celebra seus 135 anos nesta quarta-feira (20). Em comemoração a essa data especial, a entrada para visitantes é gratuita durante todo o dia. O IDEMA preparou uma programação especial, que inclui exposição de artesanato local, apresentações musicais, um delicioso bolo de aniversário e muita animação.


Das 8h às 16h, os visitantes terão a oportunidade de apreciar trabalhos de renda de bilro, bolsas de junco e juta, além de desfrutar de apresentações de artistas locais, como Júlio César e Tony Show, entre outras atrações.


Lucas Fagundes, gestor do IDEMA, destaca a importância do aniversário do Cajueiro de Pirangi como uma oportunidade não apenas para celebrar sua notável longevidade, mas também para ressaltar a necessidade de preservação da biodiversidade e do patrimônio natural. O Cajueiro é mais do que uma árvore gigante; é um monumento vivo que conecta o passado, inspira o presente e nos lembra da responsabilidade de preservar a natureza para as gerações futuras.



História:


Uma das principais atrações turísticas do litoral potiguar, na praia de Pirangi do Norte, o Cajueiro de Pirangi tem a idade estimada com base em antigos relatos da população local. A tradição oral aponta que o cajueiro foi plantado em dezembro de 1888 por um pescador chamado Luiz Inácio de Oliveira.


O processo de mergulhia, no qual os galhos crescem para o lado e tocam o solo, formando novas raízes e galhos, explica como essa árvore singular conseguiu abranger uma área de mais de 9 mil metros quadrados, tornando-se habitat de diversas espécies.


Enquanto um cajueiro típico vive cerca de 50 anos, esse "senhor centenário" continua frutificando e servindo de abrigo para uma variedade de animais. A safra ocorre de novembro a janeiro, mas, em algumas ocasiões, os frutos ainda podem ser encontrados até março.


Reconhecido pelo Guiness Book em 1994 como o maior cajueiro do mundo, com 8,5 mil metros quadrados, o Cajueiro de Pirangi recebe aproximadamente 300 mil visitantes anualmente. O local permanece aberto todos os dias, das 7h30 às 17h, com a entrada custando R$ 8, sendo gratuita nesta quarta-feira (20).



0 comentário

留言


bottom of page