top of page

Medicina de Precisão será destaque no 8º Congresso da Liga Contra o Câncer em Natal

  • Foto do escritor: Redação
    Redação
  • 27 de mai. de 2025
  • 2 min de leitura

Avanços da Medicina de Precisão no tratamento do câncer serão debatidos no Congresso da Liga



Medicina de Precisão será destaque no 8º Congresso da Liga Contra o Câncer em Natal

Imagine um tratamento em que os cuidados em saúde são personalizados de acordo com o perfil do paciente — considerando genética, estilo de vida e ambiente. Assim funciona a Medicina de Precisão, abordagem em ascensão que será um dos principais temas do 8º Congresso da Liga Contra o Câncer, realizado de 5 a 7 de junho, no Centro de Convenções de Natal.


A Medicina de Precisão tem se mostrado altamente eficaz no tratamento e prevenção de doenças como o câncer, distúrbios neurodegenerativos e condições genéticas raras. Baseia-se em quatro pilares: previsão de riscos, prevenção, personalização do cuidado e participação ativa do paciente na própria saúde.


Segundo o médico Edilmar Moura, diretor-geral do Instituto de Ensino, Pesquisa e Inovação da Liga (IEPI), “a modalidade permite retirar um fragmento do tumor e analisar alterações genéticas para direcionar um tratamento comprovadamente mais eficaz”. Isso representa uma vantagem significativa sobre tratamentos convencionais, como a quimioterapia, que pode não funcionar da mesma forma para todos os pacientes. Além disso, os efeitos colaterais são reduzidos — como a queda de cabelo e a anemia.


A Medicina de Precisão na Liga

No Rio Grande do Norte, muitos pacientes já são beneficiados com essa abordagem, especialmente nas Pesquisas Clínica e Institucional da Liga. “Com o tempo, as evidências científicas vão demonstrar ainda mais eficácia e segurança, o que permitirá maior acesso no sistema público de saúde e redução de custos”, explica Dr. Edilmar.


O tema será abordado logo no primeiro dia do evento, na palestra magna “Precisão em Saúde: Como a Tecnologia Revoluciona Diagnósticos e Tratamentos”, com a médica geneticista Renata Sandoval, referência em Genética Médica no Brasil.


Sobre o Congresso

Organizado por uma das maiores instituições de saúde oncológica do Norte/Nordeste, o 8º Congresso da Liga Contra o Câncer reunirá mais de 3 mil participantes, entre especialistas, profissionais de saúde, pesquisadores, gestores, pacientes e cuidadores.


Serão mais de 280 palestrantes e 50 expositores, com programação distribuída em 11 espaços, cobrindo quatro eixos temáticos: Educação, Acesso, Gestão e Medicina de Precisão. O evento é considerado o maior da área da saúde no Rio Grande do Norte e um dos cinco maiores do Norte/Nordeste.


Entre os destaques da programação estão nomes como o oncologista e ex-Ministro da Saúde Nelson Teich, e o psicólogo Rossandro Klinjey. A estrutura do evento foi pensada para promover inovação e networking, incluindo simpósios, palestras e exposições de grandes marcas da indústria farmacêutica.


Serviço

8º Congresso da Liga Contra o Câncer🗓 Dias 5, 6 e 7 de junho📍 Centro de Convenções de Natal🔗 Inscrições e mais informações: https://congressodaliga.com.br

Comentários


bottom of page