Medicina de Precisão será destaque no 8º Congresso da Liga Contra o Câncer em Natal
- Redação
- 27 de mai. de 2025
- 2 min de leitura
Avanços da Medicina de Precisão no tratamento do câncer serão debatidos no Congresso da Liga

Imagine um tratamento em que os cuidados em saúde são personalizados de acordo com o perfil do paciente — considerando genética, estilo de vida e ambiente. Assim funciona a Medicina de Precisão, abordagem em ascensão que será um dos principais temas do 8º Congresso da Liga Contra o Câncer, realizado de 5 a 7 de junho, no Centro de Convenções de Natal.
A Medicina de Precisão tem se mostrado altamente eficaz no tratamento e prevenção de doenças como o câncer, distúrbios neurodegenerativos e condições genéticas raras. Baseia-se em quatro pilares: previsão de riscos, prevenção, personalização do cuidado e participação ativa do paciente na própria saúde.
Segundo o médico Edilmar Moura, diretor-geral do Instituto de Ensino, Pesquisa e Inovação da Liga (IEPI), “a modalidade permite retirar um fragmento do tumor e analisar alterações genéticas para direcionar um tratamento comprovadamente mais eficaz”. Isso representa uma vantagem significativa sobre tratamentos convencionais, como a quimioterapia, que pode não funcionar da mesma forma para todos os pacientes. Além disso, os efeitos colaterais são reduzidos — como a queda de cabelo e a anemia.
A Medicina de Precisão na Liga
No Rio Grande do Norte, muitos pacientes já são beneficiados com essa abordagem, especialmente nas Pesquisas Clínica e Institucional da Liga. “Com o tempo, as evidências científicas vão demonstrar ainda mais eficácia e segurança, o que permitirá maior acesso no sistema público de saúde e redução de custos”, explica Dr. Edilmar.
O tema será abordado logo no primeiro dia do evento, na palestra magna “Precisão em Saúde: Como a Tecnologia Revoluciona Diagnósticos e Tratamentos”, com a médica geneticista Renata Sandoval, referência em Genética Médica no Brasil.
Sobre o Congresso
Organizado por uma das maiores instituições de saúde oncológica do Norte/Nordeste, o 8º Congresso da Liga Contra o Câncer reunirá mais de 3 mil participantes, entre especialistas, profissionais de saúde, pesquisadores, gestores, pacientes e cuidadores.
Serão mais de 280 palestrantes e 50 expositores, com programação distribuída em 11 espaços, cobrindo quatro eixos temáticos: Educação, Acesso, Gestão e Medicina de Precisão. O evento é considerado o maior da área da saúde no Rio Grande do Norte e um dos cinco maiores do Norte/Nordeste.
Entre os destaques da programação estão nomes como o oncologista e ex-Ministro da Saúde Nelson Teich, e o psicólogo Rossandro Klinjey. A estrutura do evento foi pensada para promover inovação e networking, incluindo simpósios, palestras e exposições de grandes marcas da indústria farmacêutica.
Serviço
8º Congresso da Liga Contra o Câncer🗓 Dias 5, 6 e 7 de junho📍 Centro de Convenções de Natal🔗 Inscrições e mais informações: https://congressodaliga.com.br











Comentários