top of page

'Mossoró para o mundo' abre portas para intercâmbio no Canadá com curso de inglês para 300 alunos

  • Foto do escritor: Redação
    Redação
  • há 4 dias
  • 3 min de leitura

Primeira etapa do programa aplicou provas a mais de mil estudantes da rede pública municipal e selecionará jovens do 7º ao 9º ano


'Mossoró para o mundo' abre portas para intercâmbio no Canadá com curso de inglês para 300 alunos
Lucas Bulcão (Secom\PMM)

Mais de mil estudantes da Rede Municipal de Ensino de Mossoró participaram no sábado (18) da primeira etapa do programa “Mossoró para o Mundo”, uma iniciativa que promete transformar o futuro de jovens do município por meio da educação e da experiência internacional. A ação selecionará 300 alunos para um curso intensivo de inglês, que funcionará como preparação para um intercâmbio educacional no Canadá, previsto para fevereiro de 2026.


O programa, inédito na cidade, foi desenvolvido para atender estudantes do 7º ao 9º ano do ensino fundamental, contemplando 100 vagas por série. Um dos critérios para participação é que o estudante tenha mais de 12 anos no ato da inscrição.


De acordo com o secretário municipal de Educação, Leonardo Dantas, o processo é dividido em duas etapas. “O programa ‘Mossoró para o Mundo’ é um intercâmbio internacional. Eu costumo dizer que é dividido em duas etapas. A primeira etapa que está acontecendo hoje, a prova, é para o curso de inglês. Estão sendo ofertadas 300 vagas para a Rede Municipal de Ensino, 100 para o 7º ano, 100 para o 8º ano e 100 para o 9º ano, que são as turmas envolvidas devido à questão da idade. Para viajar, os alunos precisam ter mais de 12 anos no ato da inscrição. Então, nesse caso, do 7º ao 9º ano estão sendo atendidos através desse programa. Hoje estão em jogo 300 vagas para um curso de inglês. Nós sabemos a importância do inglês para o currículo, para a vida dos nossos estudantes”, explicou.


Oportunidade que vai além da sala de aula

A primeira prova, aplicada em diversas escolas municipais, representa o início de um ciclo transformador para os participantes. Os alunos selecionados terão acesso a um curso de inglês gratuito que servirá como base para o desenvolvimento linguístico necessário ao intercâmbio no Canadá, país de língua inglesa.


O prefeito de Mossoró, Marcos Medeiros, acompanhou pessoalmente a aplicação das provas em algumas unidades escolares e destacou o papel do programa como agente de transformação social. “Hoje é a primeira prova da primeira etapa do programa ‘Mossoró para o Mundo’. É bastante importante que o aluno daqui vai ter que testar os seus conhecimentos e aqueles alunos com melhor nota estarão classificados para as próximas etapas para aquele curso de inglês que vamos ofertar 300 vagas. E a partir dessas 300 vagas, os melhores alunos, esses sim, irão, na primeira viagem com destino ao Canadá, país de língua inglesa, então por isso estamos ofertando esse curso de inglês. Ficamos felizes de ver que os pais também compraram a ideia de ter seu filho capacitado falando inglês para poder conhecer outros países e outras culturas”, afirmou o prefeito.


Educação como ponte para novas culturas

Com o programa, a gestão municipal busca não apenas oferecer uma capacitação linguística, mas também ampliar os horizontes culturais dos jovens mossoroenses, promovendo uma vivência internacional que pode impactar diretamente em suas escolhas acadêmicas e profissionais no futuro.


O curso de inglês, que será ministrado ao longo de 2025, terá como objetivo preparar os estudantes com as competências linguísticas básicas e intermediárias necessárias para a viagem ao exterior. Os melhores desempenhos ao final da formação serão premiados com a oportunidade de representar Mossoró em solo canadense.


A escolha do Canadá como destino do intercâmbio reforça a intenção de promover um contato direto com países onde o inglês é o idioma oficial, valorizando ainda mais o aprendizado adquirido. A viagem está prevista para fevereiro de 2026, dando tempo hábil para a formação linguística e o planejamento da experiência internacional.


Envolvimento da comunidade escolar

A primeira fase do programa contou com o engajamento expressivo de alunos, professores e familiares. O movimento nas escolas no sábado evidenciou o entusiasmo da comunidade escolar em torno da iniciativa.


Para muitas famílias, essa é a primeira oportunidade de ver um filho vislumbrar a possibilidade de viajar para fora do país através da educação pública. A gestão municipal acredita que, com o programa, além de contribuir para o desenvolvimento pessoal dos estudantes, é possível posicionar Mossoró como uma cidade que aposta na internacionalização e na valorização do conhecimento.


Um marco na história educacional de Mossoró

“Mossoró para o Mundo” marca um novo capítulo na história da educação pública da cidade. A expectativa é que essa iniciativa seja a primeira de muitas ações voltadas à qualificação e internacionalização dos estudantes locais, colocando Mossoró no mapa das cidades brasileiras que investem fortemente no futuro de seus jovens.


Com uma política educacional que aposta em resultados de longo prazo, o município acredita que o investimento na formação de seus alunos é uma das estratégias mais eficazes para gerar oportunidades, reduzir desigualdades e construir uma sociedade mais justa e preparada para os desafios globais.

Comentários


bottom of page