RN amplia atendimento especializado e inclui infectologia em hospitais de referência no estado
- Redação
- 24 de set.
- 2 min de leitura
Sistema digital da Sesap conecta médicos a especialistas, agiliza diagnósticos e amplia acesso a mais de 20 especialidades em 41 municípios do Rio Grande do Norte

O Regula NAE RN, sistema digital da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), está transformando o atendimento especializado no Rio Grande do Norte. A novidade mais recente é a inclusão da infectologia, especialidade estratégica diante da carência de profissionais no estado.
O sistema já atende 90 unidades de saúde em 41 municípios e conecta pacientes a hospitais de referência como Giselda Trigueiro, Walfredo Gurgel e Pediátrico Maria Alice Fernandes, oferecendo assistência rápida e de qualidade sem deslocamentos desnecessários.
Desenvolvido em 2022 pela Unidade de Gestão de Tecnologias e Sistemas de Informação e Comunicação, o Regula NAE RN oferece mais de 20 especialidades médicas, incluindo nefrologia, urologia, pediatria, neurologia, neurocirurgia, cirurgia torácica, endoscopia digestiva e tomografia. Também disponibiliza pareceres médicos online em cardiologia, genética e cirurgia vascular, e em breve incluirá hematologia, nutrologia e oncologia.
Entre em nosso canal do Whatsapp e fique bem informado
Segundo Giordano Bruno, coordenador do NAE, a inclusão da infectologia representa um avanço essencial para pacientes que necessitam de acompanhamento especializado, principalmente em municípios menores. “A medida facilita o acesso ao Hospital Giselda Trigueiro e melhora a assistência aos pacientes internados em outras unidades de saúde”, afirma.
O funcionamento do Regula NAE RN é simples e eficiente: ao identificar a necessidade de avaliação especializada, o profissional da unidade de saúde abre um chamado enviando histórico clínico e exames laboratoriais e de imagem.
O especialista do núcleo analisa as informações e emite um parecer, que pode indicar a transferência do paciente para um hospital de referência ou a continuidade do tratamento na unidade local.
Com quase 40 mil chamados atendidos desde sua criação e 15 mil somente neste ano, o Regula NAE RN tem impacto direto na saúde pública do Rio Grande do Norte, reduzindo filas, descentralizando o atendimento e proporcionando um cuidado mais humano e seguro.









Comentários