Robert Redford morre aos 89 anos em casa no Utah, anunciam familiares
- Redação
- 16 de set.
- 1 min de leitura
Ícone de Hollywood falece cercado por entes queridos; legado inclui atuação, direção e o festival Sundance
Morreu nesta segunda-feira (16 de setembro de 2025), aos 89 anos, o ator, cineasta e produtor Robert Redford, segundo comunicado divulgado por sua agente, Cindi Berger, da agência Rogers & Cowan PMK. Redford faleceu em sua casa em Sundance, no estado de Utah, “cercado por aqueles que amava”, conforme a nota oficial. A família pediu privacidade neste momento de luto.

Artista de carreira multifacetada e de imensa importância para o cinema e cultura estadunidense, Redford marcou gerações com trabalhos memoráveis tanto diante quanto atrás das câmeras. Ele era reconhecido por sua versatilidade, beleza clássica de astro de cinema e pelo engajamento em causas ambientais e de cinema independente.
Trajetória e conquistas
Nasceu em Santa Monica, Califórnia, em 1936.
Ganhou destaque nos anos 1960 e 70 como ator, em filmes como Butch Cassidy and the Sundance Kid, The Sting, All the President’s Men e outros.
Conquistou o Oscar de melhor diretor por Ordinary People (1980), que também venceu como Filme; mais tarde, recebeu um Oscar honorário (2002) por sua contribuição abrangente à indústria cinematográfica.
Foi fundador do Instituto Sundance e do Festival de Cinema de Sundance, que se tornou palco para cineastas independentes de todo o mundo.
Legado
Robert Redford deixa um legado que vai além dos papéis icônicos nas telas. Ele é lembrado como alguém que usou sua influência para promover o cinema independente, artistas emergentes e causas ambientais. Sua voz crítica diante de injustiças e seu compromisso com a arte e a natureza marcaram sua vida pública.









Comentários