SEST SENAT oferece curso gratuito para motofretistas como parte da campanha Maio Amarelo 2025
- Redação
- 16 de mai.
- 2 min de leitura
Inscrições abertas para curso para motofretistas em Natal: veja como participar

O SEST SENAT de Natal inicia, no dia 7 de junho, um curso gratuito voltado a motofretistas, como parte das ações do Maio Amarelo 2025. A iniciativa é realizada em parceria com o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) e tem como foco principal a promoção da segurança no trânsito. O curso faz parte de um conjunto de ações que buscam reduzir os altos índices de acidentes viários no estado.
Entre agosto de 2023 e março de 2024, o Rio Grande do Norte registrou mais de 9 mil ocorrências de trânsito, sendo 7.390 envolvendo motocicletas, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).
O curso é gratuito para motofretistas que já estão regularizados e são associados. Para os demais interessados em se profissionalizar e obter a regularização, será cobrada uma taxa de R$ 300,00 pelo curso, que terá duração de quatro sábados consecutivos.
Conforme determina a Resolução 410/12 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o curso de atualização para motofretistas deve ser realizado a cada cinco anos. Essa capacitação garante a manutenção das boas práticas na condução de motocicletas para transporte de cargas, além de manter os profissionais atualizados sobre as normas de trânsito.
“O Maio Amarelo é mais do que um mês de ações — é um chamado permanente à responsabilidade no trânsito”, afirmou Eudo Laranjeiras, presidente da FETRONOR e vice-presidente da Confederação Nacional do Transporte (CNT). “Nosso compromisso é formar profissionais preparados e conscientes para circular com segurança”, completou.
Mesmo representando apenas 1% dos acidentes fatais nas rodovias federais, o setor de transporte coletivo segue engajado em ações de conscientização e prevenção.
Além do curso em Natal, outras atividades do Maio Amarelo serão realizadas nos municípios de Mossoró e João Câmara, com apoio do SEST SENAT.
A capital potiguar também recebe ações educativas em shoppings, como oficinas, apresentações teatrais, jogos e palestras em parceria com o Programa Vida no Trânsito. Simuladores com óculos que reproduzem os efeitos do álcool e da sonolência ao volante estarão disponíveis ao público. “Queremos mostrar de forma prática os perigos da imprudência no trânsito”, disse Nyedson Silva, coordenador de desenvolvimento profissional do SEST SENAT.
Destaques da programação do Maio Amarelo 2025:
Partage Norte Shopping: 16 e 17 de maio
PRF Macaíba: 22 de maio (9h às 11h)
Blitz educativa em João Câmara: 30 de maio (9h às 12h, na Praça Baixa Verde)
Natal Shopping: 30 e 31 de maio
Passeio de Motos: 31 de maio (saída da STTU)
Curso para motofretistas: início em 7 de junho, aos sábados (9h às 11h)
Inscrições pelo site: www.sestsenat.com.br/natal









Comentários