top of page

Polícia prende Tyler Robinson, suspeito de assassinar ativista Charlie Kirk em Utah

  • Foto do escritor: Redação
    Redação
  • 12 de set.
  • 2 min de leitura

Autoridades afirmam que suspeito confessou crime a membro da família; rifle com inscrições foi encontrado próximo ao local


A polícia do estado de Utah prendeu nesta sexta-feira (12) Tyler Robinson, de 22 anos, como principal suspeito de assassinar o ativista conservador Charlie Kirk durante um evento universitário. O anúncio foi feito pelo governador Spencer Cox, após uma operação que mobilizou equipes locais e o FBI.


Charlie Kirk, 31 anos, cofundador da organização Turning Point USA, morreu ao ser atingido por um tiro no pescoço enquanto discursava na Universidade de Utah Valley, na quarta-feira (10). O crime ocorreu durante um evento da turnê “American Comeback Tour”.


Polícia prende Tyler Robinson, suspeito de assassinar ativista Charlie Kirk em Utah

Evidências e prisão

Segundo as autoridades, Tyler Robinson foi identificado como suspeito depois de amigos e familiares relatarem que ele confessou ou sugeriu envolvimento no assassinato.


Elementos físicos também reforçam a acusação:

  • Mensagens enviadas por Robinson no Discord mencionando um rifle do tipo bolt‑action que ele teria escondido e depois descartado.

  • O rifle foi recuperado perto do campus universitário.

  • Cartuchos de munição recolhidos no local tinham inscrições provocativas, como “Hey fascist, catch!” e referências à música antifascista “Bella Ciao”.


Repercussões políticas

A morte de Kirk provocou forte reação nacional nos Estados Unidos e reacendeu o debate sobre violência política. Donald Trump, aliado de Kirk, classificou o assassinato como “heinous” (hediondo) e pediu que o autor receba pena de morte, já que em Utah o crime pode ser tratado de forma grave.


O governador Spencer Cox elogiou a participação da família de Robinson e o fato de que amigos próximos alertaram autoridades após a suspeita de confissão.


Panorama geral

  • A prisão ocorreu cerca de 33 horas após o crime, segundo o diretor do FBI, Kash Patel.

  • Robinson não era aluno da Universidade de Utah Valley, mas estava presente no campus no dia do assassinato.

  • O evento no qual Kirk foi morto tinha cerca de 3.000 pessoas presentes.

Comentários


bottom of page