top of page

ONU revela Trump atento ao discurso de Lula na abertura da Assembleia Geral

  • Foto do escritor: Redação
    Redação
  • 24 de set.
  • 2 min de leitura

Durante a cúpula em Nova York, presidente brasileiro critica tarifas dos EUA e Trump destaca boa relação pessoal com Lula nos bastidores


Donald Trump observa atentamente o discurso de Lula na Assembleia Geral da ONU. | Foto:Divulgação/ONU
Donald Trump observa atentamente o discurso de Lula na Assembleia Geral da ONU. | Foto:Divulgação/ONU

Durante a abertura da Assembleia Geral da ONU em Nova York, nesta terça-feira 23, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi flagrado atento ao discurso do presidente Lula (PT). Seguindo a tradição do evento, Lula foi o primeiro chefe de estado a discursar, sendo seguido por Trump.


Durante seu pronunciamento, Lula criticou a política tarifária dos EUA e a postura de rejeição ao multilateralismo, referência indireta ao presidente americano. O líder brasileiro destacou a importância do comércio justo e do diálogo internacional para fortalecer as relações entre países e defender a economia global.


Em resposta, Trump afirmou que, no passado, o Brasil aplicou tarifas “injustas” sobre produtos americanos, levando Washington a aumentar em 50% os impostos sobre produtos brasileiros. Apesar da troca de críticas, o republicano ressaltou que teve boa interação com Lula nos bastidores e afirmou que os dois planejam se encontrar na próxima semana.


Entre em nosso canal do Whatsapp e fique bem informado


“Nós não tivemos muito tempo para falar aqui, foram tipo 20 segundos, mas conversamos, tivemos uma boa conversa e combinamos de nos encontrar na semana que vem, se for do seu interesse. Ele parecia um homem muito legal, na verdade, ele gostava de mim, eu gostava dele. E eu só faço negócios com pessoas de quem gosto”, declarou Trump, destacando a cordialidade entre os líderes.


O encontro marca um momento de tensão diplomática, mas também de aproximação pessoal entre Lula e Trump, reforçando a relevância da relação Brasil e EUA no cenário internacional.


A presença dos presidentes na abertura da ONU atraiu atenção global, colocando em evidência temas como política tarifária, comércio internacional e multilateralismo, assuntos centrais para a economia brasileira e norte-americana.


Comentários


bottom of page