top of page

UFRN desenvolve cosmético sustentável com ação despigmentante e antienvelhecimento

  • Foto do escritor: Redação
    Redação
  • 22 de mai. de 2025
  • 1 min de leitura

Atualizado: 23 de mai. de 2025

Cosmético sustentável com ação despigmentante é formulado por pesquisadores da UFRN


Cosmético sustentável com ação despigmentante é formulado por pesquisadores da UFRN
Planta Kalanchoe Pinnata de onde é retirado o extrato

Pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) desenvolveram um cosmético sustentável com ação despigmentante e antienvelhecimento, feito a partir do extrato vegetal da planta Kalanchoe pinnata, também conhecida como Saião ou Coraima.


A formulação inovadora tem aplicação tópica e foi projetada para o tratamento de manchas escuras, promovendo a uniformização da tonalidade da pele. Além da ação despigmentante, o produto apresenta propriedades hidratantes e antienvelhecimento, atuando de forma eficaz na redução da rugosidade e sinais da idade.


Segundo o professor Márcio Ferrari, orientador do estudo, o cosmético é indicado tanto para uso cotidiano quanto em tratamentos médicos e estéticos, podendo ser incorporado a protocolos que visam uniformizar a pele.


O cosmético sustentável com ação despigmentante atua por diferentes mecanismos, inibindo enzimas e espécies reativas de oxigênio ligadas à produção de melanina. Testes comprovaram sua eficácia na hidratação e na melhora da aparência da pele.


A cadeia produtiva da inovação é 100% sustentável, desde a coleta da matéria-prima até o desenvolvimento do produto. Os pesquisadores da UFRN agora buscam parcerias com empresas do setor cosmético para a transferência da tecnologia e inserção no mercado.

Desenvolvido durante o doutorado de Samara, o projeto está alinhado com os objetivos de inovação e sustentabilidade do programa de pós-graduação.

Comentários


bottom of page