Maior fabricante mundial de turbinas eólicas instala sede administrativa no RN para coordenar operações na América Latina
- Redação
- 10 de set. de 2025
- 2 min de leitura
Unidade da dinamarquesa Vestas em Parnamirim vai gerenciar 3.200 turbinas em 60 parques eólicos no Brasil e terá 250 funcionários
O Rio Grande do Norte se consolida como referência nacional em energia renovável com a chegada da sede administrativa da Vestas, maior fabricante mundial de turbinas eólicas, que passa a coordenar, a partir de Parnamirim, as operações da empresa em toda a América Latina.

O anúncio foi feito nesta quarta-feira (10) pelo presidente e CEO da Vestas América Latina, Eduardo Ricotta Torres, durante visita institucional ao governador em exercício, Walter Alves. A nova sede, localizada na Avenida Airton Senna, será responsável por supervisionar mais de 3.200 turbinas em operação em 60 parques eólicos, do Piauí ao Rio Grande do Sul.
Segundo Ricotta, a empresa alcançou recentemente a marca de 12 gigawatts de potência instalada no Brasil, reforçando a liderança da Vestas no setor de energias renováveis. “É um recorde importante para nós. Mostra a liderança da Vestas no Brasil”, destacou o executivo.
A nova unidade contará com 250 funcionários atuando na área de logística para o Brasil e demais países da América Latina, além do time operacional em campo. O empreendimento se soma ao centro de serviços da Vestas, que já funciona desde 2017 em Parnamirim, sendo o primeiro instalado pela empresa no país.
Para o governador em exercício, a instalação da sede representa não apenas um avanço para o estado, mas também uma oportunidade de crescimento econômico e geração de empregos:
“Hoje, de acordo com a SEDEC, a cadeia da energia eólica gera mais de 10 mil empregos diretos e indiretos. A Vestas, ao nos escolher, dá um sinal claro de que esse número pode crescer. E isso também pode atrair outras empresas”, avaliou Walter Alves.
O secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico do RN, Hugo Fonseca, acrescentou que a Vestas já possui mais de 800 trabalhadores no estado, formando o maior contingente da empresa em um único local na América Latina.
A chegada da sede administrativa da Vestas reforça o posicionamento estratégico do Rio Grande do Norte no setor eólico brasileiro, que hoje lidera em potência instalada e geração de energia limpa. Para o presidente do Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (CERNE), Jean-Paul Prates, a presença da multinacional configura a implantação de uma cadeia produtiva completa, com fornecedores, manutenção, logística e gestão local.
Também participaram da reunião com o governo estadual os executivos da Vestas Leonardo Morais (vice-presidente de Assuntos Governamentais), Luciano Santos (secretário extraordinário para Assuntos Federativos), Darlan dos Santos (CEO do CERNE) e Thiago Medeiros (diretor de Relações Institucionais da CERNE).
Com este movimento estratégico, a Vestas reforça seu compromisso com a expansão das energias renováveis no Brasil e com a consolidação do Rio Grande do Norte como polo da indústria eólica latino-americana.











Comentários