top of page

Guamaré pede apoio da Assembleia Legislativa para enfrentar crise de abastecimento de água

  • Foto do escritor: Redação
    Redação
  • há 6 dias
  • 2 min de leitura

Prefeito Hélio de Mundinho entregou ofício ao presidente da ALRN; adutora colapsada compromete fornecimento há mais de 10 anos


ree

O município de Guamaré, na região da Costa Branca potiguar, busca reforço político para resolver a grave crise de abastecimento de água que afeta a população há mais de uma década. Na manhã desta quarta-feira (3), o prefeito Hélio de Mundinho (PSDB), vereadores e representantes da gestão municipal entregaram um ofício ao presidente da Assembleia Legislativa do RN, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), que estava acompanhado do vice-governador Walter Alves (MDB).


Segundo o documento, o problema tem origem no colapso de um trecho da adutora responsável pelo abastecimento da cidade. O sistema foi projetado para suportar uma pressão de 100 m³ de água por hora, mas atualmente não ultrapassa 30 m³ por hora, o que faz com que a água chegue às torneiras apenas a cada 15 dias. “A seca tem castigado a população e não mediremos esforços para mudar o cenário do abastecimento em Guamaré, que não pode continuar do jeito que está”, afirmou Ezequiel Ferreira.


Outro ponto levantado foi a ausência de uma equipe permanente da Caern para fiscalização e combate a perdas. Dados da própria companhia revelam que 75% da água enviada ao município é desperdiçada ou desviada, índice considerado alarmante.


O diretor-presidente da Caern, Sérgio Rodrigues, disse que há soluções possíveis em diferentes prazos: “Com algumas ações rápidas, como o combate ao desperdício, já podemos dar uma resposta imediata. Mas também vamos estudar medidas definitivas para o município.”


A reunião contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Eudes Miranda, além dos vereadores Carlos Câmara, Eliane Guedes, Genilson Gomes, Dedezinho e Miranda Júnior, e secretários municipais. Para o prefeito Hélio, a união de esforços aumenta as chances de que a cidade conquiste a segurança hídrica tão esperada: “Saímos com a certeza de que agora Guamaré terá uma solução definitiva para garantir condições dignas de abastecimento à população”, declarou.


 
 
 

Comentários


bottom of page