Orçamento Participativo do RN amplia voz popular e fortalece cidadania com nova edição em 2025
- Redação
- 14 de mai.
- 2 min de leitura

Lançado em 2024, o Orçamento Participativo do Rio Grande do Norte (OP/RN) já permitiu que a população potiguar escolhesse 30 prioridades para o orçamento estadual de 2025. A iniciativa consolida a escuta ativa da sociedade e reforça um modelo de gestão pública mais democrática e inclusiva.
“O Orçamento Participativo é mais do que a construção de obras — é a construção da cidadania”, afirma a secretária estadual de Planejamento, Virgínia Ferreira. “Por meio dele, a população deixa de ser apenas espectadora para assumir o papel de protagonista das decisões que impactam o presente e o futuro das suas comunidades. O OP fortalece o sentimento de pertencimento, estimula a consciência de direitos e deveres e contribui para uma gestão mais justa e eficiente.”
Além da participação direta nas decisões públicas, a secretária ressalta o compromisso do programa com a transparência. “Permitir que as metas sejam traçadas junto com a população e acompanhadas com clareza é fortalecer a democracia. Convidamos todos e todas a se engajarem nesse processo. Com participação, diálogo e solidariedade, é possível transformar a realidade.”
A nova rodada do OP/RN será iniciada com plenárias em bairros de Natal, dentro do território Terras Potiguaras, e seguirá para o interior do estado. A segunda parada será em Canguaretama, onde serão debatidas e votadas propostas do território Agreste Litoral Sul.
As plenárias acontecem sempre às 10h e contam com um espaço aberto para que os participantes apresentem e defendam propostas de interesse coletivo, dando voz às necessidades e sonhos de seus bairros, municípios e regiões.
A votação das propostas será realizada de forma híbrida: presencialmente durante as plenárias e também online, através do site oficial do programa:
📅 Confira o calendário das plenárias do OP/RN 2025:
19/05 – Natal (Zona Norte)Escola Estadual Professora Dulce Wanderley
20/05 – Natal (Zona Leste)IFRN Rocas
21/05 – Natal (Zona Oeste)
22/05 – Natal (Zona Sul)
23/05 – Canguaretama
02/06 – Pau dos Ferros
03/06 – Apodi
04/06 – Mossoró
05/06 – Assú
06/06 – Macau
09/06 – Caicó
10/06 – Currais Novos
11/06 – Santa Cruz
12/06 – São Paulo do Potengi
13/06 – João Câmara
Com o Orçamento Participativo, o Governo do RN reafirma seu compromisso com uma gestão centrada nas pessoas, garantindo que as vozes da população se transformem em ações concretas para o desenvolvimento do estado.









Comentários