RN inicia construção de unidade de segurança máxima na Penitenciária Rogério Coutinho Madruga (Alcaçuz)
- Redação
- 12 de ago.
- 1 min de leitura
A Secretaria da Administração Penitenciária (SEAP) do Rio Grande do Norte iniciou a construção de um Módulo de Segurança Especial na Penitenciária Estadual Rogério Coutinho Madruga, conhecida como Alcaçuz. Essa será a primeira unidade de segurança máxima do estado, com padrão similar ao Sistema Penitenciário Federal, oferecendo regime de cumprimento de pena mais rígido que o fechado convencional.

O módulo terá:
20 celas individuais;
10 solários;
pátio coberto;
alojamento;
guarita.
Com investimento superior a R$ 2 milhões, a unidade terá 500 m² de área construída, utilizando concreto armado para garantir máxima segurança. O projeto é assinado pelo Departamento de Engenharia e Obras da SEAP.
A obra utiliza mão de obra carcerária qualificada pelo SENAI, onde 25% dos vencimentos dos internos retornam ao Estado como ressarcimento. A remuneração será depositada em conta judicial e liberada após progressão para o regime semiaberto.
O módulo atenderá presos em regime fechado que representem alto risco para a segurança da unidade ou da sociedade, isolando aqueles suspeitos de envolvimento com organizações criminosas, mesmo sem faltas graves comprovadas.
Além disso, a SEAP investiu mais de R$ 35 milhões em reformas e construções no sistema prisional potiguar, incluindo o Complexo Penal João Chaves Feminino, Pavilhão de Presos Trabalhadores em Alcaçuz e novas unidades em Mossoró, Caicó e Natal. Até 2027, serão abertas 1.086 vagas no sistema prisional do RN.











Comentários