Anvisa proíbe venda de anel que promete medir glicose sem picada de agulha
- Redação
- há 2 dias
- 1 min de leitura
Agência alerta que dispositivos não têm eficácia comprovada e representam risco à saúde
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a proibição da comercialização, distribuição, fabricação, importação, manipulação, propaganda e uso de dispositivos que prometem medir os níveis de glicose sem o uso de agulha.

Segundo a Anvisa, os produtos anunciados como “Anel para Acupressão Glucomax”, “Glicomax”, “Glucomax” e “Glucomax Pro” alegam, sem qualquer comprovação científica, a capacidade de monitorar glicose, oxigênio e atividade cardíaca apenas por meio de um anel, sem a necessidade de furar o dedo para coleta de sangue.
A agência informou que nenhum desses produtos possui registro sanitário e que eles vêm sendo vendidos em sites de compras online e redes sociais como Instagram, Facebook e TikTok. Muitos anúncios utilizam, inclusive, imagens de pessoas famosas para induzir o consumidor ao erro.
Orientação ao consumidor
A Anvisa reforça que dispositivos sem registro não têm garantia de qualidade, eficácia e segurança, podendo trazer sérios riscos à saúde. A recomendação é que o uso seja evitado e que denúncias sobre comercialização irregular sejam feitas à própria Agência, por meio da Ouvidoria ou da Central de Atendimento (0800 642 9782).
Comentários