top of page

Autismo e seletividade alimentar é tema de palestra da nutricionista Ana Chiapetti no 3º Congresso Internacional de Desenvolvimento Infantil

  • Foto do escritor: Redação
    Redação
  • 14 de ago. de 2025
  • 2 min de leitura

A nutricionista e especialista em seletividade alimentar Ana Chiapetti será uma das palestrantes do 3º Congresso Internacional de Desenvolvimento Infantil (CINDI), que acontece entre os dias 14 e 16 de agosto, no Centro de Convenções de Natal. Maior evento do gênero na América Latina, o evento terá como tema central “Nem tudo é autismo” e vai reunir profissionais das áreas da saúde, gestão e educação.


Autismo e seletividade alimentar é tema de palestra da nutricionista Ana Chiapetti no 3º Congresso Internacional de Desenvolvimento Infantil

A palestra vai acontecer no sábado a tarde e Ana Chiapetti vai falar sobre como identificar os fatores comportamentais e ambientais que reforçam o comportamento de recusa alimentar na criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA). “Mais de 80% das crianças que estão no espectro tem algum grau de seletividade alimentar tanto por questões sensoriais quanto comportamentais como rigidez cognitiva e hiperresponsividade sensorial por exemplo. Histórico de exclusão completa de grupos alimentares ou padrões de cores e texturas estão totalmente relacionados ao tema”, explica.


De acordo com a nutricionista, o acompanhamento de um profissional especializado é fundamental para melhorar a alimentação de crianças neurodivergentes. Durante o trabalho com a família do paciente, é feita uma orientação que se encaixe na rotina para driblar as recusas, além da criação de um cardápio possível e atrativo e suplementação de vitaminas e minerais, quando necessário.


Ana Chiapetti alerta que nem toda seletividade alimentar é indicação de que a criança está dentro do espectro autista, já que o diagnóstico é multifatorial. Porém, há sinais de alerta para que os pais procurem um nutricionista que trabalhe com seletividade alimentar, como recusas há mais de três meses, dificuldades nas principais refeições e padrões de aceitação. “Por exemplo, aceitar somente alimentos brancos, como tapioca pura, arroz sem feijão, macarrão sem molho, pão puro, banana, frango grelhado sem molho. Padrões tanto de cores como de texturas, como preferir alimentos secos e não aceitar alimentos com molhos ou cremosos, são sinais de alerta que merecem atenção”, afirma.


O congresso vai contar com mais de 30 palestrantes nacionais e internacionais, trabalhando temas como neurocirurgia funcional, uso da cannabis medicinal, terapias, educação e relações familiares. A expectativa é que mais de 2 mil pessoas participem do evento nos três dias.


Quem é Ana Chiapetti

Nutricionista especializada em Seletividade Alimentar, Ana Chiapetti é pós-graduada em Nutrição Materno Infantil, certificada no tratamento de dificuldades alimentares infantis, também possui certificação internacional no tema e é coautora do livro "Além do Autismo". Atende presencialmente em Natal e de forma remota ajuda crianças de várias partes do mundo a acabar com as dificuldades com a alimentação.

Comentários


bottom of page